Ícone do site Rádio Colmeia FM

Sábado foi dia de mobilização contra o Aedes Aegypti

No sábado, 18 de junho, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, estiveram realizando mais um trabalho contra o mosquito aedes aegypti, na cidade de Porto União. A ação teve como objetivo levar mais informações e fiscalização.

Foto: Divulgação

O tempo frio e úmido de sábado, 18, em Porto União não impediu que agentes de saúde e militares do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado fossem as ruas para combater o mosquito aedes aegypti. Durante o dia todo, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e militares percorrem as residências e terrenos nas imediações da divisa com União da Vitória, realizando o “pente fino”.

“As pessoas pensam que com o frio dos últimos dias esse problema seria terminando ou amenizado, mas não, na última semana foram encontrados novos focos, novas larvas, mais uma demonstração de que o frio não está matando o mosquito”, afirma o secretário de Saúde, Rogério Stasiak.

Desta vez, a iniciativa foi do 5º BE e, em Porto União, a Vigilância Ambiental esteve a frente das atividades, por meio de Ilse Simione. Ela explica que a promoção a saúde é um dever de quem trabalha na Secretaria. “É uma missão conjunta que estamos realizando para levar às famílias a prevenção e a promoção a saúde”, disse Ilse. Uniram-se a equipe, os alunos do curso técnico de enfermagem do Colégio Lauro Muller Soares.

O prefeito Anízio de Souza acompanhou o início dos trabalhos, centralizados no Campo do Escurinho. “Quero agradecer a todos que estão presentes nesta atividade, pois essa ação é extremamente importante para a saúde da população de Porto União. É importante continuarmos ativamente no combate ao mosquito e em nome da população agradecemos a vocês”, afirma Anízio.

Foto: Divulgação

Alguns locais onde o mosquito pode depositar os ovos:

– vaso sanitário;

– ralo de banheiro;

– recipiente com água de animais (cachorro, gatos, galinhas, passarinhos)

– pratos de vasos de plantas;

– bromélias;

– calhas;

– qualquer recipiente que possa acumular água (tampinha de garrafa, latinha de bebidas, potinhos);

– casca de ovo;

– balde coletor de água da chuva;

– piscina sem tratamento;

– lixo mal armazenado

Todos os locais onde possa haver o armazenamento de água devem ser eliminados ou limpos diariamente.

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

 

Sair da versão mobile