Rádio Colmeia FM

Sábado tem mobilização contra o mosquito da Dengue

Neste sábado, 18 de junho, as equipes de Saúde de Porto União como da Vigilância Sanitária, vão para as ruas de Porto União, para levar informação e fiscalização contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.

Foto: Divulgação

O 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado fará uma mobilização em Porto União e União da Vitória, neste sábado, 18, no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Neste dia os militares contarão com o apoio dos Agentes de Endemias e dos Agentes Comunitário de Saúde, das Secretarias de Saúde dos dois municípios.

Em Porto União, a coordenadora de Vigilância Ambiental, Ilse Simione Mibach, prepara as equipes para, a partir das 8h, de sábado, iniciar os trabalhos. “Desta vez, a concentração será no campo do Escurinho, e faremos um arrastão seguindo a divisa com União da Vitória, em direção ao bairro Jardim Oliveira”, explica Ilse. As equipes de Porto União e União da Vitória estarão trabalhando 300 metros de cada lado da divisa, perfazendo toda a áreacom o acompanhamento dos militares.

Além do arrastão serão mais três pontos estratégicos de atuação, com orientação e panfletagem. Na divisa entre os dois munícipios, na Rua Siqueira Campos; no bairro Santa Rosa, na praça ao lado da Central da Cidadania; e também no bairro São Pedro, próximo ao mercado Glória.

“É importante que a população receba as equipes, que estarão identificadas e acompanhadas por militares, ouvindo suas orientações e deixando com que eles possam realizar o pente finonos terrenos das residências”, afirma Ilse.

A Secretaria de Saúde de Porto União alerta que mesmo com o tempo frio, os focos de mosquito tendem a continuar, pois os ovos, caso estejam depositados em algum recipiente, permanecem até a próxima chuva e podem evoluir até se tornar mosquito.

Em caso de chuva no sábado, o arrastão será realizado na segunda-feira ou no próximo dia que estiver propício para a ação.

 

Alguns locais onde o mosquito pode depositar os ovos:

– vaso sanitário;

– ralo de banheiro;

– recipiente com água de animais (cachorro, gatos, galinhas, passarinhos)

– pratos de vasos de plantas;

– bromélias;

– calhas;

– qualquer recipiente que possa acumular água (tampinha de garrafa, latinha de bebidas, potinhos);

– casca de ovo;

– balde coletor de água da chuva;

– piscina sem tratamento;

– lixo mal armazenado

 

Todos os locais onde possa haver o armazenamento de água devem ser eliminados ou limpos diariamente.

 

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.