Rádio Colmeia FM

Sala de Situação realiza primeira reunião contra a dengue

Foi realizada na tarde desta sexta-feira, 26, a primeira reunião na Sala de Situação contra o mosquito aedes aegypti que transmite os vírus da dengue, zika e da febre chikungunya.

Foto: Divulgação

A sala fica localizada no prédio que sedia as três vigilâncias do município (ambiental, sanitária e epidemiológica).
A reunião foi coordenada pelo Gerente de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas (ADR), Antonio Gilberto de Carvalho e pelo secretário de Saúde de Porto União, Rogério Stasiak. Participaram da reunião diversas entidades e membros das secretarias de saúde de Porto União e União da Vitória e regionais de saúde dos dois municípios.

Foi feito um relatório dos trabalhos nesta semana e discutido alguns pontos sobre aumentar o alcance dos trabalhos realizados em conjunto com o município vizinho. Os integrantes destacaram que o trabalho de conscientização e as ações devem continuar no inverno, quando o número de casos é menor.

O Gerente de saúde destacou que será organizada uma simulação de epidemia, para saber como os órgãos tanto público e privado estão preparados para isso. “A reunião serviu também para marcamos as ações que serão realizadas nas próximas semanas e precisamos trabalhar em parceria com União da Vitória”, enalteceu.

Quando encontrado um foco ou mosquito aproximadamente a 300 metros da divisa, as equipes dos dois municípios devem trabalhar na área para realizar a orientação e as ações necessárias para eliminar o problema.

De acordo com o secretário de Saúde os locais como terrenos que forem denunciados para a secretaria e que o dono após ser avisado e notificado não tomar nenhuma providência para a limpeza, o trabalho será realizado pela equipe da prefeitura e será cobrado do proprietário o serviço.

“Este trabalho não é só dos órgãos públicos, mas de toda a comunidade. Temos que cuidar do nosso quintal e ver se o vizinho está fazendo o mesmo também. Para abranger mais locais de visitação ficou definido que na próxima quarta-feira será feito uma capacitação para as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e bombeiros comunitários para que elas possam fazer parte das equipes que irão orientar e fiscalizar as residências e empresas em Porto União”, explicou Stasiak.
Via comunicação Prefeitura de Porto União.