Rádio Colmeia FM

Salvatti participa de reuniões em Florianópolis

 

Foto: Divulgação

O vice-prefeito de Porto União, Aloísio Salvatti, representou o prefeito Anízio de Souza em Florianópolis nesta segunda-feira, 5, e terça-feira, 6, de diversas reuniões, acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio ambiente, Christian Martins, e pelo Secretário de Planejamento, Claudio Tilgner de Souza.

Na tarde de segunda-feira eles conheceram o projeto executivo da obra BR 280 – Porto União-Canoinhas, e o projeto de restauração da SC 135 – Matos Costa-Porto União, na Secretaria Estadual de Infraestrutura. Em seguida eles foram recebidos pelo vice-governador Eduardo Pinho Moreira.

Ainda na noite de segunda-feira a comitiva de Porto União jantou com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini. O vice-prefeito destacou a vinda, em setembro, de Cobalchini e do deputado Aguiar para Porto União, quando farão a entrega da ordem de serviço da recuperação asfáltica da avenida Perimetral, e parte da avenida João Pessoa, trecho entre o 5º BEC Bld até a Igreja do bairro São Pedro. Serão R$ 1,5 milhões investidos pelo Governo do Estado com contrapartida da Prefeitura. Na oportunidade também será realizado o lançamento do edital de licitação para pavimentação do acesso Lança a Santa Cruz do Timbó no valor de R$ 10 milhões.  “Esta é uma luta do prefeito Anízio desde o início do seu mandato e no próximo mês estaremos dando mais um passo no sentido de realizar essa ação”, destacou Salvatti.

Na secretaria de Infraestrutura do Estado também ficou firmada a disponibilização de recursos para a melhoria no trevo de acesso a Área Industrial e o repasse de um caminhão prancha, para o transporte de equipamentos pesados.

Na manhã de terça-feira foi realizada a reunião na secretaria de Estado da Fazenda onde a comitiva foi atendida pelo secretário adjunto Almir José Gorges. Estiveram presentes também os deputados estaduais Antônio Aguiar, Gilmar Knaesel, Reno Caramori, Darci de Matos e Renato Hinnig, os vereadores de Porto União Carlos Roderlei Pinto, Sandro Calikoski e Paulo Kovalski e também o Presidente da Associação Empresarial de Porto União (ACIPU), Solimar Haiduk.

“Uma reunião muito proveitosa, já que serão tomadas as medidas pela secretaria. O vice-prefeito Salvatti ficou responsável pelo cronograma de trabalhos. Temos a certeza que vamos dar uma solução definitiva a esse problema. O primeiro pedido é sobre a energia elétrica. Pedimos uma agilização da construção de uma subestação e diminuição da alíquota para os empresários. E a segunda com relação ao comércio. Não adianta aumentar os leques de pedidos, mas vamos gradativamente trabalhando, com definições pontuais”, destacou Aguiar.

Para o secretário Christian Martins a reunião serviu para avançar mais na solução deste problema que se arrasta há anos.  “Foi uma reunião política e técnica muito produtiva. Os deputados Aguiar e Cobalchini estão nos auxiliando aqui. O governo do estado entendeu que é possível, mudando a lei, criar incentivos para Porto União em curto e longo prazo. Em curto prazo definimos como pontos estratégicos a energia elétrica, os produtos da cesta básica e ainda os combustíveis. Vamos apresentar na próxima semana o estudo tributário e o movimento econômico ao governo do estado que vai estudar as medidas que serão tomadas em curto prazo”, explicou Martins.

“Foi uma importante reunião, com a presença de vereadores e deputados. Vamos fazer o levantamento por meio da Acipu e envolver os empresários para que na próxima semana possamos entregar um estudo das alíquotas. Avançamos muito nesta reunião. Isso não depende somente de política, depende também da parte técnica”, afirma Salvatti.