Ícone do site Rádio Colmeia FM

Santa Catarina: bombeiros seguem trabalhando nos danos causados após temporal

Porto União – Bombeiros

Corte de árvores em estradas e residências, destelhamento, postes de luz caídos e falta de energia elétrica, foram os casos atendidos pelo 9º Batalhão Bombeiro Militar (BBM) na região catarinense com o forte temporal ocorrido na terça-feira, 30 de junho. Equipes do Corpo de Bombeiros atenderam o total de 12 cidades, todas com muitos danos devido ao mau tempo. Em todas elas os quarteis destinaram todo seu efetivo operacional e também administrativo disponível para conseguir prestar o melhor atendimento à população.

A cidade de Major Vieira registrou pedidos em que foram atendidos três cortes de árvore que haviam caído sobre a via no interior do município e, havia energia elétrica, mas estava sem comunicação por telefone celular ou internet. Já em Três Barras, a guarnição efetuou dez cortes de árvore sobre a BR 280 em apoio a Polícia Rodoviária Federal (PRF), mais duas árvores sobre a via na área urbana; e foi necessário fazer o isolamento de uma rede de alta tensão que foi atingida por uma árvore na entrada da cidade.

Na cidade de Mafra foram atendidos 11 casos de destelhamentos e 10 quedas de árvores. Foram utilizadas além das viaturas de atendimento normal, mais três viaturas com equipes formadas por pessoal administrativo para dar conta do volume de chamados. Papanduva permaneceu sem energia elétrica, sem comunicação via telefone ou internet e, Monte Castelo registrou algumas quedas de árvores no interior do município, permanecendo sem energia elétrica também.

Rio Negrinho / Divulgação

30 casos de destelhamentos e 12 quedas de árvore foram registradas em Rio Negrinho, sendo que com o vendaval toda a cidade ficou sem comunicação via telefone ou internet. Assim, as pessoas se dirigiam pessoalmente até o quartel para pedir ajuda. Contudo, a Prefeitura de Rio Negrinho, por meio do Samae, pede a compreensão da comunidade em relação ao uso da água. Como ainda há regiões da cidade sem energia elétrica, a casa de bombas que atendem alguns bairros não estão funcionando. Desta forma, se não houver o consumo racional, pode haver falta de água.

Em Porto União foram atendidos 13 casos de quedas de árvore e mais dois casos de destelhamento além de auxílios diversos a comunidade. Foram atendidas cinco solicitações de desobstrução de vias por quedas de árvores em Matos Costa e, em Irineópolis foi registrado muitas quedas de árvore e postes de energia elétrica. A cidade estava sem energia e sem qualquer tipo de comunicação por telefone ou internet. Campo Alegre também ficou sem energia elétrica e internet às 16h e, a guarnição atendeu a uma queda de árvore sobre uma residência numa localidade distante cerca de 25 km da sede.

São Bento do Sul – Corpo de Bombeiros

São Bento do Sul e Canoinhas foram as cidades mais atingidas pelo temporal. Muitos pedidos relativos a destelhamento, quedas de árvores e obstrução das vias públicas, assim como 15 ocorrências de corte de árvore em São Bento do Sul. Também foi feita a distribuição de lonas juntamente com a Defesa Civil, sendo que uma comunidade do interior necessitou do empenho de uma guarnição para fazer o corte de diversas árvores que estavam obstruindo a estrada municipal. Algumas ocorrências de acidente de trânsito e atendimento pré-hospitalar com relação ao vendaval foram atendidas, em que um senhor que estava fazendo o conserto do telhado da casa sofreu uma queda, causando ferimentos graves.

Canoinhas – Bombeiro Militar




Sair da versão mobile