
O Governo do Estado do Paraná anunciou ontem que o Secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, foi nomeado para assumir a presidência do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Até então, o DETRAN era liderado por Adriano Furtado, um nome altamente técnico, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, respeitado por sua competência.
Roveda, que ocupava o cargo de Secretário de Justiça e Cidadania, terá agora a responsabilidade de coordenar as ações do Detran-PR, uma das principais entidades responsáveis pela organização do trânsito, educação para o trânsito e fiscalização em todo o estado.
Mais que um cargo, o DETRAN é um órgão estratégico, com orçamento bilionário e grande presença pública. Ao entregar a presidência a Santin Roveda, o governador aponta quem são os nomes com quem conta para 2026 — gente com força de trabalho, confiança de governo e lastro popular para ocupar espaços importantes no futuro político do estado e do país.
Com essa movimentação, Ratinho também resolve um quebra-cabeça partidário: ao deslocar Santin para o DETRAN, abre espaço para Valdemar Jorge na Secretaria da Justiça — sem perder força política, sem perder o comando.
