O prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda, juntamente com o secretário de Planejamento Clodoaldo Goetz, o coordenador Rogério Tymus e o assessor de projetos Rodolfo Moser, foram recebidos na manhã de terça-feira, 27 de fevereiro, pelo comandante Marcos Kentaro Adachi no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II). O motivo do encontro na capital paranaense foi para tratar do projetos de reparos e melhorias no Aeroporto Municipal José Cleto.
O assunto em pauta foi a regularização da parte documental do local e sobre as alterações do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA). “Esse plano é uma obrigação legal, foi feito no ano passado, pois até então não tinha, agora está sendo regulamentado. Para qualquer interferência é preciso primeiro a aprovação desse termo, muito provável que até a metade de março ele já esteja aprovado”, afirma Goetz. O prefeito e sua equipe aproveitaram o momento para visitar e conhecer melhor as instalações do CINDACTA II.
Sobre o PBZPA
Para garantir a segurança das pessoas nos arredores dos aeroportos, bem como dos passageiros, a legislação aérea brasileira prevê um instrumento de grande importância, o PBZPA. Ele estabelece que esta área é de exclusividade para voos, restringindo a construção de edifícios em alturas que possam pôr em risco os seus ocupantes ou impactar a segurança de cada vôo. E é por meio da observação desses planos que se tornam possíveis as visualizações em um mapa tridimensional sobre o aeroporto, sobre a área e quais os limites observados para o distanciamento, além de indicar as alturas das edificações da redondeza.