Rádio Colmeia FM

São Pedro do Timbó recebe 21 casas Casa Minha Vida Rural

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Porto União em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto União, com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), Caixa Econômica Federal, e SOS Sustentar entregaram na tarde de sexta-feira, 28, mais 21 casas do Programa Minha Casa Minha Vida Rural, na localidade de São Pedro do Timbó. O prefeito Anízio de Souza esteve presente no evento no interior do município.

Antes da solenidade de entrega das casas, a assistente social da Prefeitura Ivana Krassowski Franco e a psicóloga Anelise Maiara Neister Dalbo, realizaram palestras aos beneficiários.

Os imóveis já estão concluídos e uma das casas foi escolhida para a entrega simbólica das chaves, a casa escolhida foi de João Altavir Chaves. Cada casa custou R$ 28.500 e os agricultores pagarão apenas R$ 1.200 à Caixa Econômica Federal. “Quero agradecer a todos que nos ajudaram a ter essa casa. É um sonho que a gente sempre teve e sem a ajuda do projeto feito pelo Sindicato não teríamos a oportunidade de concretizá-lo”, falou Chaves.

Foto: Divulgação

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto União, Mário Orth destacou que, em um ano já foram entregues 101 casas no interior de Porto União. “Estamos fechando o ano entregando mais 21 casas e com isso chegamos a 101 entregues. Se visitarem o interior hoje as pessoas podem ver a diferença nos últimos cinco anos. Tem bastante casa nova e as pessoas ficam mais felizes e empolgadas para permanecer no interior, isso é o mais importante”, destacou.

Para o secretário de Agricultura Roberto Bonfleur, a importância desse programa é manter as famílias no interior. “Mais uma conquista dessa parceria entre governo municipal e federal. Aqui a gente vê o resultado prático desse comprometimento entre a prefeitura, Caixa Econômica e o Sindicato. Essa era uma solicitação antiga e constante, que viesse um programa de habitação rural. Agora mais de 100 propriedades feitas em um ano com toda essa parceria”, enalteceu Bonfleur.

“Fico muito feliz em fazer parte desse processo, dando suporte social, com as assistentes que fazem um trabalho maravilhoso. E hoje podemos ver a felicidade dessas famílias”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Vieira.

O gerente da Caixa Econômica Federal, Elton Hoffmann adiantou que mais casas serão entregues em 2015. “Já tem mais dois grupos para assinar o contrato para mais casas. Um grupo de reforma e outro de casas novas. Talvez ainda este ano assinemos esses contratos. É uma alegria proporcionar essa qualidade e melhorar a vida para os agricultores. Quem tiver associado ao sindicato, que faça a inscrição para poder ser beneficiado. O projeto não para, ano que vem ele vai continuar”, explicou.

Foto: Divulgação

O prefeito Anízio de Souza afirmou que é um dos melhores programas feitos pelo governo federal e que o Sindicato tem um papel fundamental em estar à frente do programa, dando oportunidade a família do interior. “É um dos melhores programas feitos e temos que elogiar o Sindicato que lidera esse trabalho, que tem apoio da prefeitura, da Caixa, e do governo federal. Isso vem valorizar as pessoas que querem ficar no interior e dá mais oportunidade de ter uma casa nova e confortável. Quero parabenizar a todos que participam desse programa”, falou o prefeito Anízio.

Estiveram presente na cerimônia o presidente da Câmara de Vereadores de Porto União, Paulo Kovalski, e a veterinária da Secretaria de Agricultura, Ester Drosdoski.