Em algumas regiões do Brasil foi possível observar uma faixa com vários pontos luminosos em sequência no início da noite desse domingo, 18 de outubro. Na região sul do país várias pessoas relataram conseguir observar a passagem das luzes.
Não se trata de nenhum Objeto Voador Não Identificado (OVNI) ou alguma pegadinha. O que conseguiu ser observado no céu foi uma constelação de satélites Starlink da empresa americana SpaceX, do famoso empresário Elon Musk.
O objetivo da empresa é formar uma rede global de internet de alta velocidade via satélite, levando conexão para todos os cantos do planeta, inclusive áreas remotas e rurais. A empresa já tem 775 satélites ao redor da Terra neste momento. Inicialmente é previsto o lançamento de pelo menos 12 mil satélites para garantir cobertura global, masa SpaceX já pediu à autoridade reguladora de comunicações dos Estados Unidos autorização para 30 mil.
Eles ainda poderão ser visualizados novamente no mês de outubro, em praticamente todas as regiões do país, a olho nu. Lembrando que é preciso haver boas condições do tempo, com céu limpo e saber os horários e locais para onde olhar.