Rádio Colmeia FM

Saúde de Porto União intensifica trabalhos com gestantes

 

Foto: Divulgação

 

A Secretaria de Saúde de Porto União promoveu na tarde de terça-feira, 16, um encontro com os profissionais das unidades básicas de saúde. O objetivo é oferecer um treinamento referente ao pré-natal para todos os profissionais que prestam atendimento a população.

Segundo a superintendente de saúde, Fernanda Gregol, o trabalho com as futuras mamães será ainda mais intenso. “Já realizamos um trabalho forte no munícipio com o acompanhamento direto das gestantes, o que pretendemos agora é estruturar melhor esse atendimento, simplificando e agilizando a realização de exames e a primeira consulta com o obstetra”, destaca.

A partir de agora, seguindo orientações do Ministério da Saúde, os enfermeiros farão o primeiro contato com as gestantes, orientando-as que realizem os exames necessários durante o pré-natal. Outro papel importante nesta fase inicial será o trabalho dos Agentes Comunitários da Saúde (ACS). “Eles estão ali nas casas das pessoas diariamente, conhecem cada um da família e tem como orientar de forma tranquila as futuras mamães”, explica Fernanda.

Neste primeiro encontro, a enfermeira Ilse Simione Mibach, coordenadora do programa de gestantes no município, realizou uma explanação sobre os cuidados nos primeiros meses de gestação, exames necessários e informações importantes para gravidez de risco.

Um dos desafios das equipes de saúde é fazer com que as gestantes busquem o acompanhamento no início da gravidez, evitando assim complicações futuras.

Os encontros acontecerão de forma periódica entre os grupos nas unidades básicas de saúde, mantendo as informações atualizadas para o bom andamento do programa.