As equipes da Secretaria de Saúde de União da Vitória em parceira com a Secretaria de Educação iniciam nessa semana a busca ativa de crianças até 5 anos para a vacinação contra a Poliomielite. Para atender o maior número de crianças na faixa etária da campanha, os profissionais vão iniciar a visitação e vacinação nos Centros Municipais de Educação Infantil e também em Escolas particulares que atendam essa faixa etária.
“Essa estratégia de busca ativa das crianças é para que consigamos atingir a meta e vacinar o maior número de crianças de União da Vitória, contra a Poliomielite”, afirmou o secretário de Saúde, Diego Train.
Os vacinadores vão seguir um cronograma, e cada pai ou responsável de aluno receberá um bilhete informando a data da visita, bem como um termo que deverá ser assinado e também o responsável deverá enviar a carteirinha de vacinação da criança.
“É de extrema importância que os responsáveis fiquem atentos as informações que serão fornecidas pela escola e que na data enviem o termo e principalmente a carteirinha de vacinação”, destacou o secretário.
Poliomielite
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
A doença está erradicada no Brasil e a vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).