Rádio Colmeia FM

SC aguarda orientação do Ministério da Saúde para imunizar adolescentes contra Covid-19

(Fernando Frazão/Agência Brasil)

Santa Catarina aguarda a orientação do Ministério da Saúde para iniciar a vacinação de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. No dia 11 de junho, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso da vacinada Pfizer para crianças e adolescente de 12 a 15 anos.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, a vacinação só deve iniciar com a alteração do PNI (Plano Nacional de Imunização). Por ora, o plano não prevê a vacinação dessa faixa etária no país.

O superintendente acrescenta, ainda, que não está previsto o envio de doses da vacina da Pfizer para a imunização de crianças e adolescentes. Sendo assim, não há previsão para o início da imunização do grupo.

Enquanto isso, o Estado segue o cronograma, dando prioridade à vacinação de adultos. A Secretaria de Estado da Saúde prevê a vacinação de todos os adultos com pelo menos uma dose até outubro.

Vacinação já ocorre em outros países

A vacinação de crianças e adolescentes com a Pfizer já está em andamento nos Estados Unidos e na Europa.

O imunizante, que já estava liberado para pessoas acima de 16 anos, foi o primeiro a obter registro definitivo no Brasil, o que permite vacinação em massa e comercialização com o setor privado.

No Brasil, o imunizante já está sendo aplicado em duas doses, com o intervalo de três meses. A bula da Pfizer passará a indicar a nova faixa etária para o Brasil. A vacina é a única no país que pode ser aplicada em crianças e adolescentes.

De acordo com o comunicado da agência, a ampliação foi aprovada após análise de estudos feitos fora do Brasil que indicaram a segurança e eficácia da vacina também para pessoas acima de 12 anos.

A farmacêutica está em fase de testes clínicos para crianças de 6 meses a 11 anos. O estudo está sendo feito nos Estados Unidos e Europa.

Nova remessa da Pfizer

Após a entrega das novas doses da vacina da Pfizer a Santa Catarina ser adiada na quinta (17), o avião com 85.410 doses do imunizante pousou em solo catarinense na manhã desta sexta-feira (18).

Este é o maior lote da vacina já entregue ao Estado, ultrapassando a entrega anterior, em 7 de junho, quando Santa Catarina recebeu 83.070 doses do imunizante.

**NDMAIS