Um segundo levantamento sobre a transparência dos gastos por conta da Covid-19 nos municípios foi divulgada pela Rede de Controle da Gestão Pública de Santa Catarina, da qual o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) faz parte. A avaliação realizada com os portais de cada uma das 295 cidades catarinenses analisaram e avaliaram como as prefeituras prestam contas em relação aos investimentos de combate a pandemia.
Só 8% dos municípios cumprem as regras de transparência, apesar de haver melhorias em relação à primeira avaliação do mês de julho. 92% das 295 cidades não são totalmente transparentes ao prestarem contas. O relatório já foi enviado às Promotorias de Justiça de todo o estado para tomada de medidas se necessárias.
Porto União continua com o status “cumpre parcialmente”. Canoinhas passou de “não cumpre” para cumpre parcialmente”. Já as cidades de Major Vieira, Bela Vista do Toldo e Irineópolis continuam entre os municípios que não cumprem as regras de transparência.
A atualização deste relatório é realizada periodicamente, permitindo que os gestores façam as adequações necessária. Sua publicação disponível AQUI também tem o objetivo de que a população tenha conhecimento da situação de sua cidade, exercendo o controle social sobre a administração municipal.