Rádio Colmeia FM

Secretaria de Assistência Social auxilia Cooperativa de Reciclagem

Foto: Divulgação

O departamento de Assistência Social tem auxiliado no debate, formulação e aprovação de regras para funcionamento do sistema de coleta de materiais recicláveis em União da Vitoria. No sábado, 14, os integrantes da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos de União da Vitória (COOPERTRAGE) discutiram e aprovaram o Regimento Interno da entidade. Ainda, eles frequentam o Curso de Reciclador via Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ministrado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR).

O diretor de Assistência Social e Coordenador do Projeto EcoCidade, Sidnei Cieslak, auxiliou os cooperados, na discussão democrática e tomada de decisão conjunta para estabelecer e aprovar (por decisão da maioria) as regras de funcionamento das instalações de coleta e separação de materiais recicláveis. A COOPERTRAGE vai gerenciar o sistema com apoio da secretaria de Assistência Social. A professora do Curso de Reciclador, professora Lisandra Kaminski, também auxiliou nos trabalhos. Além do aprendizado, os cooperados aprovaram um conjunto de regras de conduta que todos precisam respeitar, visando trabalho em harmonia, eficiente e que seja importante na geração de renda para todos.

Aproximadamente 30 trabalhadores estão sendo orientados, e serão certificados, pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), quanto ao trabalho com materiais recicláveis, cooperativismo e trabalho salubre com agregação de renda. O objetivo é aliar o ensino ao projeto de reciclagem, EcoCidade, que será desenvolvido no município. Conforme Sidnei Cieslak, a secretária de Assistência Social, Mônica Andrea Barcelos do Amaral, e o prefeito Pedro Ivo Ilkiv querem dar todo o suporte necessário aos cooperados. “O prefeito e a secretária querem que esses trabalhadores tenham total dignidade nesse serviço e renda que lhes dê qualidade de vida”, explica o diretor.

Sidnei lembrou, ainda, que a partir do dia 14 de janeiro, Pedro Ivo e Mônica estarão pessoalmente, junto com toda a estrutura da administração, participando de reuniões nos bairros para explicar o funcionamento do sistema de coleta, separação e reciclagem de materiais que inicia, efetivamente, em fevereiro no distrito de São Cristóvão.