Rádio Colmeia FM

Secretaria de Estado da Saúde divulga nota sobre caso de vacinas da Covid-19 vencidas aplicadas no Paraná

Imagem: Ilustrativa

A Secretaria de Estado de Saúde (SESA) divulgou nesta sexta-feira, 2, uma nota à imprensa sobre o caso de vacinas contra a Covid-19 que estariam vencidas e foram aplicadas em todo o Brasil, inclusive no Paraná. A nota foi direcionada a reportagem divulgada pela Folha de São Paulo.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, em Apucarana foram 4 ampolas, Arapongas 77, São Pedro do Ivaí 20, Foz do Iguaçu 129 e Guarapuava 37. Apareceram também nos municípios de Borrazópolis, Rio Bom, Faxinal, Novo Itacolomi, Bom Sucesso e Irati com uma ampola vencida em cada.

Maringá aparece como a cidade que mais usou ampolas vencidas, foram 3.536. O secretário do município emitiu uma nota dizendo que não foram aplicadas nenhuma dose vencida e que ocorreu um erro no sistema do SUS.

Dos municípios abrangidos pela 6ª Regional de Saúde em União da Vitória apenas Paula Freitas aparece na lista com uma ampola vencida.

Acompanhe na íntegra a nota divulgada pela Sesa:

NOTA À IMPRENSA

A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que todos os lotes que chegaram ao Paraná pelo Ministério da Saúde foram, e continuam sendo, rapidamente descentralizados para todos os 399 municípios. A logística de distribuição tem sido um diferencial na estratégia estadual de vacinação.

Mesmo assim, as informações sobre os possíveis imunizantes vencidos serão verificadas junto às secretarias municipais, que são responsáveis pelo controle final da aplicação. O Estado também aguarda um posicionamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) sobre o caso.

A Secretaria ressalta que é preciso ponderação neste momento e que todas as vacinas são seguras. Os municípios podem continuar o processo de imunização.