Rádio Colmeia FM

Secretaria de Saúde de Porto União realiza eventos em escolas

 

Foto: Divulgação

 

A prefeitura de Porto União, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 22, o Programa de Saúde na Escola (PSE). O Programa, do Governo Federal, começou pela Escola Estadual Germano Wagenfuhr. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas brasileiras de saúde.

“Este programa traz o governo e as políticas de saúde para dentro das escolas. Com isso, os jovens ficam mais informados e tem maior conhecimento”, destaca o secretário de Saúde, Jair Giraldi. Para a vereadora e professora da Escola, Maria Aldair de Carvalho, o programa traz benefícios, não só para os alunos: “ele beneficia também toda a família”, afirma.

O programa funcionará cinco dias por semana e contará com uma equipe da Secretaria de Saúde que estará trabalhando na escola. A diretora da Escola, Maria Peixoto,destacou esta parceria. “Temos que agradecer ao secretário Jair Giraldi e o prefeito Anízio de Souza pela parceria. É um prazer ter toda a equipe que vem trazer a saúde até a Escola”, falou ela.

 

Projeto Porto União Jovem Saudável

 

Na tarde de segunda-feira, 22, foi lançado na Escola Estadual Antonio Gonzaga, o projeto Porto União Jovem Saudável – Prevenção de DST/AIDS.

Uma das atividades do Projeto é o Teatro na Escola, que visa a formação de multiplicadores. A peça teatral será apresentada nas escolas municipais e estaduais do município. Os alunos beneficiados pelo Projeto do Teatro são estudantes do período matutino. Os ensaios acontecem todas as segundas-feiras, das 14h às 17h.

Para o secretário de Saúde, Jair Giraldi, está é uma forma de facilitar a comunicação entre os jovens. “Através do teatro, a percepção e o entendimento dos jovens é maior”, falou Giraldi.

O prefeito Anízio de Souza foi representando pelo secretário de Administração, Paulo Buch. “Quero parabenizar toda a equipe que desenvolveu este trabalho. O teatro é uma forma mais fácil de repassar as informações aos jovens”, disse Buch.

O Projeto acontece com a coordenação da Assistente Social, Márcia Maria Baggio Caus, da Pedagoga Eliane Bradoski e do ator e diretor Lício Ferreira. O uso de linguagem teatral cria a possibilidade de discussão profunda de questões sociais, pois a arte vem da própria comunidade. “Para nós sobrou a parte mais importante deste projeto. Seremos os multiplicadores das informações”, revelou Ferreira.

A Diretora da Escola, Célia Bobrowicz, destacou a parceria entre a Secretaria de Saúde e a instituição de ensino: “Este é um grande investimento, que depende de parcerias. Com este programa, o desenvolvimento dos nossos alunos irá aumentar”, explicou. Primeiro os alunos terão aula de teatro, em seguida será montada a peça, que será apresentada em diversos colégios e escolas do Município.

Participaram da solenidade o secretário de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves, o Gerente Regional de Turismo da SDR de Canoinhas, Antonio Gilberto de Carvalho e outros convidados.