A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com os grupos da Estratégia Saúde da Família (ESF) promoveram nesta sexta-feira, 20, uma caminhada de combate ao uso do álcool e outras drogas. A caminhada chamava a atenção da sociedade para os riscos do uso de drogas e álcool. O prefeito Antonio Luis Szaykowski esteve participando do evento. Após a caminhada, os participantes reuniram-se no Ginásio Municipal Luis Otto e na oportunidade trocaram experiências e também ressaltando sobre a importância da prevenção do álcool e drogas. O dia 20 de fevereiro é o Dia Nacional do Combate as Drogas e ao Alcoolismo.
Atualmente a dependência de drogas e o alcoolismo são considerados doenças pela OMS (Organização Mundial da Saúde). De acordo com o II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), 11,7 milhões de pessoas são dependentes de álcool no país. O combate às drogas é também uma das prioridades da atual gestão municipal.
O uso de drogas e álcool contribui para o aumento da violência e criminalidade. O consumo de álcool em excesso traz além do dano para a saúde da população, outros problemas sociais agregados à degradação causada pela compulsão pela bebida. Segundo a pesquisa, um em cada dez brasileiros possui arma de fogo, 5% dos homens andam armados e este número aumenta em mais de 50% entre homens jovens e com problemas relacionados ao uso do álcool. Vale ressaltar, que o uso indevido de drogas lícitas ou ilícitas é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.