Rádio Colmeia FM

Secretário de Saúde de Porto União alerta para os riscos da Covid-19 em fumantes

Ilustrativa

O novo Coronavírus é um vírus que acomete os pulmões e, mantê-lo saudável é um fator importante para prevenção. Não apenas dos pulmões, mas ter uma vida saudável é necessário para uma boa saúde e bem-estar. Pessoas que fazem uso do tabaco, tanto do cigarro quanto de narguilé e dispositivos eletrônicos para fumar, acabam se tornando do grupo de risco, possuindo mais chances de desenvolver sintomas graves.

Segundo o secretário de saúde de Porto União, Marivaldo dos Reis, fumantes estão “solapando o nível de resistência” e dá o exemplo, “se eu consumo uma quantidade x de oxigênio, através do ar, o fumante inveterado, ele tem no mínimo a metade só dessa capacidade porque o pulmão dele já está intoxicado”.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/06/HOJE-principal-DR-MARIVALDO-FUMO-X-CORONAVIRUS-TABAGISMO-É-UM-AGRAVANTE-EM-EPOCA-DE-CORONAVIRUS-SAIBA-POR-QUE.mp3

Isso se aplica também ao uso de narguilés e dispositivos eletrônicos, que contém tabaco, além da questão do compartilhamento das piteiras, que expõem os usuários ao risco de contaminação e transmissão não só da Covid-19, mas de outras doenças infectocontagiosas.

Lembrando que apenas parar de fumar não deixará as pessoas imunes, é importante manter a prática das medidas de prevenção evitando aglomerações, fazendo a higiene correta das mãos, usando álcool em gel, máscara e mantendo o distanciamento social.

Ilustrativa

Programa Nacional de Controle do Tabagismo:

Em Porto União há o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em que é oferecido uma assistência aos usuários que querem parar de fumar. Segundo o secretário, está à disposição “os tranquilizantes para acabar com aquela neura e temos os adesivos de nicotina”.

Na unidade central do SUS do município, há a orientação de uma assistente sócia, além de folhetos explicativos e estratégias para o fumante se afastar da nicotina. Parar de fumar é uma opção para retomar a vida saudável e reduzir o risco de desenvolver a forma mais severa da Covid-19. Depois de 12 a 24 horas sem fumar os pulmões já apresentam uma melhora significativa.