O evento é uma iniciativa apoiada por diversas organizações, incluindo Sebrae, Senar, Cidasc, Sebrae, Senar, Epagri e FAASC
O município de Porto União recebeu na quinta e sexta-feira dias 02 e 03, a Semana do Apicultor. Um evento organizado pela Associação de Apicultores – Molimel, dedicado a fortalecer e expandir o conhecimento sobre práticas sustentáveis e inovadoras na apicultura. O evento é uma iniciativa apoiada por diversas organizações, incluindo Sebrae, Senar, Cidasc, Sebrae, Senar, Epagri e FAASC.
Na quinta-feira, dia 02, aconteceu uma oficina técnica no Pavilhão da Igreja de São Martinho, onde a Dra. Franciéli Woitowicz do SENAR, abordou os principais manejos na apicultura. Já na sexta-feira, dia 03, aconteceram palestras sobre bioindicadores de qualidade ambiental, manejo sustentável na produção apícola e sanidade apícola. Aconteceu também a distribuição de mudas de bracatingas, que é a árvore nativa cuja interação com as abelhas produz o mel da bracatinga.
Paralelamente às palestras, aconteceu em frente ao Senac na Avenida Getúlio Vargas, a feira de mel e produtos das abelhas, oferecendo a oportunidade para os visitantes adquirirem produtos diretamente dos produtores locais. Entre os destaques, esteve a tenda dos produtores Evanilde e Tiago Staciaki, de Porto União, que apresentam o mel de Melato, um produto com certificação de origem graças à sua qualidade distinta.
O evento também destacou a importância do intercâmbio de espécies benéficas para a apicultura, como a bracatinga, que é fundamental para a produção do mel de melato. Além das palestras e da feira, o evento contou com exposições de produtos de suporte à produção apícola, ajudando produtores a aprimorar suas técnicas e aumentar a sustentabilidade de suas operações.
O Sebrae presta apoio aos apicultores, seja via parcerias estaduais, ou por intermédio do Sebraetec. Aloísio Salomon, gerente do Sebrae na Regional Meio-Oeste, destacou a importância do evento ao afirmar: “A Semana do Apicultor em Porto União é um marco para a valorização da apicultura local e para o fortalecimento da cadeia produtiva de mel e produtos apícolas na região.”
O evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo o analista técnico do Sebrae Enio Albérto Parmeggiani.