Ícone do site Rádio Colmeia FM

Serviço de estimulação precoce é oferecido pela APAE de Irineópolis

Ilustrativa

Toda criança precisa se sentir protegida, amada e estar se desenvolvendo em um ambiente de harmonia. Esses fatores são primordiais e muito importantes para o sua evolução e crescimento. Estimular o desenvolvimento também é preciso. Em Irineópolis a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) oferece um serviço de estimulação precoce, uma sala onde as crianças são avaliadas e recebem o atendimento se necessário.

Composta por fisioterapeuta, fonoaudióloga, professora, assistente social e psicólogo, a equipe acompanha o desenvolvimento da criança e a estimula na característica ou ponto que precisa ser estimulada. Esse é um serviço gratuito oferecido por todas as APAES. “É um serviço bem completo, bem atento e bem sério”, afirmou a coordenadora pedagógica da APAE de Irineópolis, Cristiana Lech.

Se a criança apresenta sinais de atraso e se houver uma orientação médica, os pais podem leva-la ao serviço de estimulação, independente se esse atraso vai gerar uma deficiência ou não. “Se a criança está com problemas a gente vai estar atuando nessa falha do desenvolvimento dela”, pontuou.

Em muitos casos, a questão de criação e desenvolvimento dos filhos fica a cargo apenas da mulher. “O homem tem tanto responsabilidade quanto a mulher”, disse Cristiana, ambos são responsáveis pela geração, gestação e vida da criança, o que acarreta também serem responsáveis por um melhor desenvolvimento.

De acordo com estudos há a probabilidade de algumas deficiências serem acometidas em função do homem. Por isso é importante a realização da prevenção, exames e acompanhamento da parceira. A afetividade é uma parte importante para a geração da criança.

Divulgação

Para a coordenadora pedagógica, cerca de 70% da deficiências podem ser evitadas com a prevenção. No mês de agosto, a campanha “Agosto Laranja” vem tratar sobre esse assunto: a prevenção e conscientização das deficiências. As APAES de todo país promovem ações para informar sobre a importância de alguns cuidados para diminuição na ocorrência de novas deficiências, do nascimento ao longo da vida.

A iniciativa também tenta buscar identificar casos que precisem de intervenção precoce. O aplicativo APAE SC, que traz dicas de prevenção, trabalhos realizados pelas APAES do estado, notícias e contatos é disponibilizado como um canal de informação para quem quer saber mais sobre o assunto.

Sair da versão mobile