Ícone do site Rádio Colmeia FM

Servidores Públicos protestam em todo os Estado do Paraná

Foto: Brunno Covello Gazeta do Povo

Foto: Brunno Covello Gazeta do Povo

A terça-feira, 10, foi marcada por muitos manifesto nos quatro cantos no estado do Paraná. O principal movimento foi realizado na capital de Curitiba, onde professores, e servidores públicos de várias áreas se unirão contra o conhecido “pacotaço”, que seria o novo pacote de medidas apresentada pelo atual Governo.

Os protestos foram contra o baixo salário, e vários outros benefícios que o Governador Beto Richa prometeu aos funcionários públicos. Os manifestos iniciaram bem cedo na frente do Palácio Iguaçu, e da Assembleia Legislativa do Paraná.

O clima de tensão teve inicio por volta das 14h30, quando os deputados Estaduais iniciaram os trabalhos da terça-feira. Os professores e demais funcionários públicos presentes, utilizaram as galerias do espaço público para assistir a sessão e se manifestar.

A situação ficou pior quando 39 deputados votaram a favor do conhecido “pacotaço”, e 19 contra. Quando isso aconteceu, um grupo invadiu o plenário da Assembleia e pararam a sessão do dia. Os deputados presentes tiveram que se acomodar em uma sala, com a segurança da Polícia Militar.

No plenário, os manifestantes quebraram microfones, aparelhos de votação, jogaram folhas e documentos do poder legislativo, e cantaram o Hino Nacional.

Assembleia na manhã desta quarta-feira, 11
Foto: Blog do Esmael

Segundo a APP, que é o Sindicato que representa os professores do Paraná, os manifestantes não iriam sair do plenário, e acabaram acampando em frente à Assembleia Legislativa do Paraná, para assim prejudicar a votação desta quarta-feira, 11.

Muitos dormiram em barracas, que foram instaladas nos corredores e rampas da Assembleia, e outros também se aproveitaram das cadeiras dos parlamentares dentro do plenário.

Já por volta das 7h, a rua Cândido de Abreu, estava interditada pelo numero grande de manifestantes, logo após, as 8h, equipes da Policia Militar, chegaram ao local, fazendo uma barreira de proteção, para segurança do local.

 

União da Vitória e região:

 

Passeata na noite desta terça-feira, 10, em União da Vitória
Foto: Marciel Borges

Em União da Vitória, a tarde foi de muita tranquilidade por parte dos professores e funcionários públicos do Paraná. Já à noite, com uma visão bem mais diferente, diante dos acontecidos vistos em Curitiba, os alunos da Unespar juntamente com os professores, saíram às ruas vestindo roupa preta e segurando cartazes, no qual solicitavam ao Governo do estado melhorias rápidas na educação do Paraná.

Foi uma passeata pacifica, onde uma equipe da Polícia Militar da cidade foi solicitada a dar apoio e segurança, durante todo o protesto.

Na região Sul do Paraná, muitas escolas estão fechadas, e os professores permanecem na espera de uma decisão final, para assim poder voltar para as salas de aula.

Os professores da Rede estadual do Paraná se reuniram durante a terça-feira, 10, e também nesta quarta-feira, 11, no Espaço Estação União, para conversarem e acompanharem os desdobramentos da greve, assim como a posição por parte do Sindicato APP em Curitiba.

Reunião dos professores de União da Vitória, na manhã desta quarta-feira,11
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Na reunião da manhã de hoje, foi confirmada uma caminhada pelas ruas de União da Vitória por volta das 19h, passando pelas principais ruas do município, e com todos os manifestantes usando roupa preta, em sinal de luto pela educação.

Já na cidade vizinha, em Paula Freitas, os professores da Rede Estadual de Ensino, estiveram se reunindo na frente do Centro Comunitário, na área central da cidade, para demonstrar o seu descontentamento com a educação no Estado.

O encontro foi da mesma forma que em União da Vitória, onde professores puderam conversar e discutir melhorias para a educação.

Sair da versão mobile