Ícone do site Rádio Colmeia FM

Sesa reforça a importância de atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.

Com a proximidade do início das aulas, previsto para fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) reforça a importância de pais e responsáveis verificarem e atualizarem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. A orientação ocorre a menos de 15 dias do retorno escolar e tem como objetivo proteger os estudantes e toda a comunidade escolar, especialmente em um período marcado pelo aumento da circulação de viroses e pela convivência em ambientes fechados.

Segundo a  Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), o ambiente escolar favorece a disseminação de agentes infecciosos, como vírus respiratórios, causadores de doenças diarreicas, infecções pneumocócicas e meningites. Manter o esquema vacinal em dia reduz significativamente o risco de surtos, contribui para a diminuição de faltas escolares, internações e complicações graves. Atualmente, o Calendário Nacional de Vacinação contempla 11 vacinas para crianças e adolescentes, todas disponíveis gratuitamente nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Paraná.

Além de ser uma medida de proteção individual e coletiva, a atualização vacinal é obrigatória no estado. A Lei Estadual nº 19.534/2018 determina que alunos de até 18 anos apresentem, no ato da matrícula ou rematrícula, a declaração de vacinação em dia nas redes pública e privada. A Sesa também destaca a importância de atenção especial aos adolescentes, que devem receber vacinas como HPV, meningocócica ACWY e dengue, reforçando que a imunização é fundamental para um retorno às aulas mais seguro e saudável.

Sair da versão mobile