Para encerrar as atividades do projeto “Maio Amarelo”, foi feito uma simulação de um acidente de trânsito, no centro de União da Vitória.
O mês de maio tem como objetivo levar informações e dicas para a comunidade, sobre os cuidados que devemos ter no dia a dia no trânsito. Durante este mês várias ações foram feitas em União da Vitória como palestras em escolas e entidades para divulgar este projeto de conscientização.
Para finalizar as ações, na tarde desta terça-feira, 31de maio, as equipes do 4ª Ciretran de União da Vitória, Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros de União da Vitória e Porto União e Uvtran, realizaram na rua Getúlio Vargas, uma simulação de um acidente de trânsito, envolvendo dois veículo de passeio e um pedestre, onde os motoristas ficaram presas as ferragens e a pedestre com ferimentos nas pernas. Após o acidente, onde um dos veículos até capotou sobre a via, foi acionado a central do Corpo de Bombeiros, no telefone 193, e repassados todos os detalhes como local, veículos, vítimas e demais fatores que fazem toda a diferença para a central saber para enviar as equipes com agilidade.
Um dos momentos mais difíceis neste trabalho foi à chegada das diversas equipes ao local, muitas pessoas ficaram no meio da rua e motoristas paravam os automóveis para ver o que estava acontecendo, fazendo assim uma longa fila e não tendo acesso rápido para as viaturas.
Quando as unidades de resgate chegaram ao local, foi feito o trabalho o mais rápido possível, mas com todos os cuidados, pois tinha uma vítima presa as ferragens sendo utilizado o conhecido “braço hidráulico Luca”, que fez o corte da lataria do veículo. Foram mais de 45 minutos de muito trabalho no atendimento das três vítimas, até ser finalizado o trabalho das equipes de segurança pública.
O delegado chefe da 4ª Sub Divisão Policial de União da Vitória, Douglas Carlos de Possebon, falou que a Polícia Civil, vem trabalhando dia após dia com o aumento de acidentes de trânsito, mas com o condutor alcoolizado.
Quem parabenizou a todos os envolvidos nas ações do Maio Amarelo, foi o chefe da 4ª Ciretran de União da Vitória, Alceu de Paula, que fez questão de agradecer a todos os envolvidos e a imprensa, por sempre divulgar as ações para a comunidade, se cuidar no trânsito.
O Tenente do Corpo de Bombeiros de Porto União Marcos Luciano Colla destacou a participação do Corpo de Bombeiros nas ações do Maio Amarelo e comenta sobre os cuidados com a utilização de celulares, tablets e fone de ouvido no dia a dia no trânsito, pois estes materiais fazem com que a atenção do motorista seja retirada do trânsito.
Já o Aspirante do Corpo de Bombeiros de União da Vitória Ricardo Mück, fala do Maio Amarelo e ao fim da sua entrevista destaca sobre o repasse de mais informações ao ser feita a ligação no 193 e sempre deixar a via aberta para os veículos de segurança pública.
Fica a dica, que o trânsito, não é só no mês de Maio, mas todos os dias e devemos fazer a nossa parte para um trânsito melhor para todos.