Ícone do site Rádio Colmeia FM

Sitrup se prepara para fazer declarações de ITR

Foto: Comunicação Sitrup

O prazo para agricultores realizarem a declaração anual do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) vai de 13 de agosto até 28 de setembro. Nesta quinta-feira 2 de agosto, duas pessoas que farão o preenchimento das guias pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores, Agricultoras Familiares de Porto União (Sitrupu) receberam informações num curso de capacitação promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), na sede da entidade em São José (SC).

O ITR é um tributo federal que se cobra anualmente das propriedades rurais e, no curso organizado pela Fetaesc, o chefe do setor cadastro da Receita Federal, Egidio Borim, repassou informações de grande importância para pessoas ligadas aos Sindicatos de Trabalhadores Rurais catarinenses. A demanda foi tão grande que nova etapa será organizada no dia 16 agosto para interessados que não conseguirem se inscrever no 1º grupo.

O secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores, Agricultoras Familiares de Porto União, Augusto Winkelmann e o assessor, Almir Borini, participaram desta 1ª etapa e receberam o subsídio de informações necessárias para preencher corretamente os formulários dos ITRs para proprietários de terras rurais, em Porto União. A legislação em vigor prevê multa para quem não fizer a sua declaração até o prazo final  que é em 28 de setembro.

Dentre outras coisas, o curso repassou dados e procedimentos inerentes à alteração do Cadastro Fiscal de Imóveis Rurais (CAFIR), sobre Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR) e também sobre o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR), também, devem ser inseridos, bem como o número do registro na declaração. Todas estas informações prestadas à Receita Federal estão previstas na Normativa nº 1820.

Em breve, o Sitrupu vai divulgar informações aos interessados em usufruir do Sindicato para preencher o seu formulário com a declaração, conforme a presidente Marlene Gan.

Sair da versão mobile