Ícone do site Rádio Colmeia FM

Sul-coreanos acordaram ‘mais jovens’ nesta quarta-feira

Ilustrativa

Na manhã desta quarta-feira (28), os sul-coreanos amanheceram entre dois e três anos mais novos do que quando foram dormir na noite de ontem. E não, não tem nada a ver com produtos rejuvenescedores milagrosos ou procedimentos estéticos em massa.

Este pequeno retorno coletivo à “juventude se deu graças a mudanças implementadas pelo governo no sistema de contagem de idade, que até então era bastante confuso no país asiático.

Como os sul-coreanos ficaram “mais jovens”?

Até a noite de ontem (27), além do sistema de classificação etária internacional, a Coreia do Sul contava com diferentes métodos de contagem de idade em vigor. O primeiro ano já começava a valer a partir do nascimento do cidadão Sul-coreano, que no momento do parto já era considerado uma pessoa com 1 ano de idade, tendo mais um ano de vida adicionado à contagem a cada virada de ano.

E aí já começava a confusão. Suponhamos que alguém nascesse no dia 1º de dezembro: já com seu “primeiro ano de vida” contabilizado, na virada do ano, no 1º de janeiro, esta pessoa não teria 1 ano e 1 mês de vida. Segundo o confuso sistema coreano em vigor, ela teria na realidade 2 anos. Enquanto isto, aos olhos do resto do mundo, o bebê estaria concluindo apenas seu primeiro mês de vida.

O segundo sistema era relativo à idade requerida para apresentação ao serviço militar obrigatório. Neste caso, no momento do alistamento era subtraído 1 ano da idade total do cidadão. Voltemos ao bebê do parágrafo anterior: digamos que ele resolvesse se alistar ao exército ao completar 18 anos. Ao chegar ao quartel, no momento do alistamento, ele passava então a ser considerado alguém com apenas 17 anos.

Por mais que tenhamos tentado explicar de uma maneira simples e direta, é bem provável que o texto tenha dado um nó na sua cabeça. Mas saiba que a culpa não é sua e muito menos nossa: o real problema era a bizarra existência de diferentes contagens etárias em vigor no país ao mesmo tempo, permitindo que a mesma pessoa tivesse até três idades distintas.

Coreia do Sul passa a contabilizar idade usando sistema internacional

Cumprindo uma de suas promessas de campanha eleitoral, o Presidente Sul-coreano Yoon Suk-Yeol aboliu os sistemas extras de contabilização de idade no país, passando a adotar somente o sistema internacional a partir de 28 de junho de 2023. O próprio líder do país, que até ontem tinha 64 anos pelo sistema nacional e 63 anos pelo calendário de alistamento militar, hoje acordou mais jovem, com apenas 62 anos.

Com a mudança, novos documentos oficiais expedidos a partir desta data passarão a constar somente a data de nascimento dos cidadãos, sem apresentar as demais contabilizações de idade.

Medida deve ajudar a reduzir custos no país

De acordo com o portal Público, de Portugal, a Assembleia Nacional da Coreia do Sul acredita que a mudança deve ajudar a “reduzir custos socioeconômicos” e facilitar “litígios jurídicos e sociais.”Segundo o The Guardian, o Presidente Sul-Coreano afirmou que as diferentes contagens de idade drenavam recursos do país desnecessariamente

A alteração, apesar de positiva, curiosamente não deve valer para todos os diferentes setores do país. A esquisita contabilização da idade seguirá em vigor em determinados casos, como na comercialização de tabaco e álcool, que seguem usando como padrão a idade mínima legal do sistema coreano anterior.

**Via Mega Curioso

Sair da versão mobile