Nesta manhã de quinta-feira, 25 de abril, os prefeitos da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), estiveram reunidos na 6ª Regional de Saúde em União da Vitória, para um amplo debate sobre a produção da Erva-Mate, na região Sul do Paraná e para oficializar a criação da “Coge-Mate”.
A reunião teve início às 9h, com a presença além dos prefeitos de pessoas ligadas diretamente a entidades que atua com a Erva-Mate na região Sul do Paraná como membros da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) local e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que vem dando um grande apoio na valorização na divulgação de ações nas cidades.
Um dos momento destaque na reunião, foi a criação da “Coge-Mate”, que vai ser um grupo de trabalhos com pessoas de várias áreas desde a produção até o meio político para alavancar a produção da Erva-Mate sombreada da região.
O prefeito de União da Vitória e presidente da Amsulpar, Hilton Santin Roveda, destacou que o Paraná é um grande vendedor do café, e está na hora de divulgar a Erva-Mate que está presente na bandeira do estado.
Representando a cidade de Bituruna, o prefeito Claudinei de Paula Castilho, enfatizou que o Rio Grande do Sul, pode ser o maior produtor como consumidor da Erva-Mate, mas a região Sul do Paraná, tem a única Erva-Mate sombreada e de alta qualidade e isso deve ser divulgado.
Na região Sul do Estado do Paraná, o município que se destaca na produção da Erva-Mate, é Cruz Machado, e o prefeito Euclides Bibi Pasa, destacou essa notoriedade aos convidados no encontro e diz que o seu município vem trabalhando para difundir mais esse produto.
Depois de criado o “Coge-Mate”, em breve será divulgado uma ampla agenda de debates e ações para o desenvolvimento regional para o mercado da Erva-Mate.