Rádio Colmeia FM

Técnica do Caps Estadual visita administração municipal

 

Foto: Divulgação

 

A Técnica da coordenação do Caps de Santa Catarina, Marly Nunes, esteve reunida no gabinete com o prefeito Anízio de Souza, o vice-prefeito Aloísio Salvatti, com o secretário de Saúde Jair Giraldi e com a coordenadora do Caps de Porto União, a Psicóloga Deise Dembiski Melo, nesta quinta-feira, 20.

Segundo a técnica o objetivo da visita é conhecer in loco o serviço do Caps de Porto União. A visita já rendeu frutos, já que foi definida na conversa a implantação de uma unidade de acolhimento de pessoas com dependências químicas em situação de risco na cidade. “Ainda discutimos a possibilidade da construção de uma sede própria do Caps 1 e AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) para a região. O Caps está trabalhando com outra política de não internação e sim de assistência integral voltada para a população dependente química. Reconhecendo que essas pessoas não sejam excluídas da sociedade e sim inserida na sociedade. A dependência é vista como uma patologia que pode ser tratada”, defendeu.

Para ela a internação hospitalar não é o principal ponto de atuação, ele deve ser internado em último caso. “Temos uma rede bem ampla que pode acolher tratar e devolver esta pessoa a sociedade”, completa.

O prefeito Anízio e o vice-prefeito Salvatti destacaram a importância do trabalho do Caps na cidade e definiram a construção da unidade de acolhimento. “Estamos vendo o local para que possa ser construída essa unidade. Já está bem encaminhada esta situação, acredito que em breve seja determinado o local e daí sim daremos continuidade ao processo de construção deste local”, falou o prefeito.