Rádio Colmeia FM

Tendência é que chuva continue até o próximo domingo no Planalto Norte Catarinense

A chuva vem persistindo durante esta semana em Santa Catarina. No Planalto Norte, especificamente em Porto União, foram aproximadamente 80 milímetros de chuva ao longo da semana. Conforme os alertas emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina, a tendência é que a chuva persista até o próximo domingo, 24, devido a uma área de baixa pressão e uma circulação marítima, fazendo com que haja nebulosidade e áreas de chuva contínua.

Para essa sexta-feira, 22, a previsão até o momento, segundo a Defesa Civil, é de chuva com intensidade moderada a forte em todo o estado, com acumulados previstos no período acima de 100 milímetros para o Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte e Grande Florianópolis. Nas áreas em vermelho do mapa há risco muito alto para deslizamentos, alagamentos e enxurradas.

Divulgação

De acordo com o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil Estadual do Planalto Norte, Clodoaldo Ribas Dos Santos, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Canoinhas, que atende a região, já está operando em bandeira amarela. “Monitoramento intensificado para possíveis ações que demandem nos municípios do Planalto Norte”, colocou.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2021/01/Clodoaldo-Ribas-Dos-Santos-Coordenador-Regional-de-Protecao-e-Defesa-Civil-Estadual-do-Planalto-Norte-de-Santa-Catarina.mp3

Nessa semana houve pontos de alagamento não tão consideráveis em alguns locais de Major Vieira e também em Mafra, que está em estado de atenção em relação ao Rio Negro. Itaiópolis e Papanduva tiveram 166 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.

O coordenador regional orienta a população, que mora em regiões de encosta de morros ou declives acentuados, que comece observar possíveis rachaduras no solo, vertentes de água e árvores inclinadas para perceber a possibilidade de deslizamentos de terra e descolamento de pedras. A qualquer sinal de desastre entre em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou com a Defesa Civil no 199.