Mais uma vez o salão de eventos da Secretaria Municipal de Educação de Porto União, ficou pequeno para o grande número de pessoas da comunidade de Porto União e União da Vitória, que foram prestigiar mais uma edição da Tertúlia, que é promovida pela Casa Cultural Aníbal Khury “Castelinho”, que faz parte da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União.
O evento teve inicio às 19h45, com a presença do prefeito da cidade de Porto União, Anízio de Souza, que comentou que é uma oportunidade de muitas crianças, jovens e pessoas da nossa comunidade de se apresentar.
A primeira apresentação foi dos alunos da AABB Comunidade de Porto União, que é uma parceria entre Prefeitura de Porto União e Banco do Brasil. Os alunos recordaram uma música tradicionalista no aspecto de Festa Junina.
Depois do coral de alunos foi à vez de mais um pequeno grupo, mas desta vez era formado por meninas, que usaram o espaço para dançar em trajes de caipirinhas, no fim a comunidade aplaudiu de pé e muitas mães utilizaram o seus aparelhos para filmar e fotografar.
Os jovens também tiveram o seu espaço garantido na Tertúlia de Festa Junina. Os alunos da Uniuv e Coltec realizaram a apresentação de duas músicas de raiz. Depois foi a vez de a música clássica fazer parte. Os violinos fez com que a comunidade ficasse em silencio por total para acompanhar o som.
A cidade vizinha, Paula Freitas foi representado por uma aluna que declamou uma poesia e fez com que muitas pessoas realmente fossem levadas em uma viagem, pois a aluna declamava e fazia os gestos.
Outra cidade que participou da Tertúlia foi Porto Vitória, onde a prefeita da cidade Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, junto a sua secretaria de Educação Wannessa Stenzel estão incentivando o ballet. Com este incentivo às alunas deram um show de apresentação.
Depois das alunas de Porto Vitória, foi à vez da equipe da Uniguaçu utilizar o espaço para orientar a comunidade sobre a importância da prática da atividade física e de uma boa alimentação.
O evento teve duração de mais de duas horas, sendo a cultura de Porto União e região feita para todos. Lembrando que no dia 29 de julho acontece mais uma edição da Tertúlia e todos estão convidados.