Rádio Colmeia FM

Tornado deixa destruição e um óbito em Porto União

O tornado que atingiu o interior de Porto União, deixou um rastro de destruição nas localidades de Legru, Stenghel, Nova Galícia e Santa Maria, e um óbito.

Um dos sobreviventes, sendo levado pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital São Braz.
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Segundo os moradores do interior de Porto União, não choveu na hora do tornado, só deu para ouvir um barulho muito forte e do nada tinha árvores no chão, casas destelhadas e até um caminhão tombado e um homem morreu, pois a residência desmoronou.

A central do Corpo de Bombeiros de Porto União como da Polícia Militar, foram informadas às 20h, deste domingo, 15 de maio, que no interior do município, várias árvores como residências foram atingidas por um tornado que teve uma duração de menos de dois minutos, mas o suficiente para deixar várias vias interditadas com árvores e pedaços de telhados. As equipes do Corpo de Bombeiros tentaram chegar ao ponto mais critico pelo KM 13, mas foi impossível, sendo necessário dar uma volta para ter acesso, sendo que neste mesmo percurso foram cortadas várias árvores que caíram sobre a via.

A equipe de reportagem da Rádio Colmeia, percorreu vários trechos, onde só foi possível passar pois agricultores já estavam fazendo o corte das árvores para poder dar acesso para as equipes de segurança pública, como também para a comunidade.

O local, mas complicado foi na localidade do Stenguel, onde várias residências foram destelhadas como também destruídas e animais morreram. Neste trecho, as equipes trabalham com muito cuidado, pois várias árvores caíram sobre a rede da Celesc, e permanecem energizadas.

Para se ter idéia do tornado um caminhão tombou e a poucos metros uma casa inteira foi destruída.

O prefeito de Porto União Anízio de Souza, como o vice-prefeito Aloísio Salvatti, já estão no local, junto com a equipe da Defesa Civil Municipal e Regional de Canoinhas, que já chegou ao local, às 23h50, deste domingo.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

 

 Prefeito e vice-prefeito:

O prefeito de Porto União Anízio de Souza como o vice-prefeito Aloísio Salvatti, foram informado sobre a situação do interior e logo foram para os locais mais atingidos. Ambos conversaram com a reportagem da Colmeia.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2016/05/Tornado-Anizio-e-Salvati.mp3?_=1

 

O Tenente Marcos Luciano Colla do Corpo de Bombeiros, falou com a Colmeia sobre a real situação as dificuldades no trabalho no raio de atuação nesta ocorrência. 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2016/05/Tornado-Colla.mp3?_=2

 

Um óbito:

 

O Corpo de Bombeiros como a Polícia Militar, confirmaram que um homem infelizmente morreu, pois a residência, onde ele estava junto com o irmão caiu sobre ele, vindo a óbito no local, já o irmão sobreviveu e foi encaminhado para o Hospital São Braz, sem rico de morte. A vítima fatal foi identificada como sendo Artur Leonor Rebein, de 54 anos . A equipe do Instituto Geral de Pericia de Santa Catarina, já enviou uma viatura da cidade de Caçador, para o local, mas só poderá fazer a retirada do corpo na parte da manhã, pois o local está bem complicado o acesso.

As equipes devem continuar os trabalhos na manhã desta segunda-feira.