Rádio Colmeia FM

Prefeitura esteve monitorando a forte chuva e o blecaute deste domingo

Foto: Marciel Borges

A Defesa Civil de Porto União, por meio da Secretaria de Obras entrou em contato com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que obteve o contato direto do gerente do Centro de Operações do Sistema da Copel, Nelson Cuquel, para esclarecer a falta de energia elétrica na noite de domingo, 26, e inicio de segunda-feira, 27, em Porto União, União da Vitória e região.

Segundo Cuquel houve um problema na linha da Usina de Foz do Areia, que faz a transmissão da energia elétrica para toda a região. Ocorreu um problema devido as fortes chuvas, ocasionando a queda de muitos galhos de árvores sobre a linha que abastece a nossa região. No momento, para retomar a transmissão de energia foi estabelecido uma conexão por meio do sistema ainda não inaugurado de Rio Azul e pelas PCHs de Porto União.

Ele informou ainda que o sistema deverá ser retomado por Foz do Areia até o final da tarde de segunda-feira.

O secretário de Obras, Ruy Breyer de Carvalho, esteve à frente da equipe que fez a limpeza imediata de bocas de lobo e bueiros após a chuva.

“A partir do momento do blecaute, estávamos monitorando junto a Copel, a questão de falta de luz. Na mesma hora, a equipe da secretaria de obras já estava trabalhando para solucionar esses problemas. Na manhã desta segunda-feira, 27, o Prefeito em exercício Aloísio Salvatti esteve na secretaria e determinou que fizéssemos uma limpeza e um atendimento especial neste dia”, explicou Ruy.  No interior não houve problemas, os intendentes estão fazendo uma vistoria, mas a chuva caiu com força apenas no centro da cidade.

Alguns bairros estão tendo problemas com falta de água devido ao blecaute. O tratamento de água não funcionou nessas 10 horas. “Por isso, segundo repassou a Sanepar estaremos com o abastecimento comprometido nesta segunda-feira, 27 e pedimos que a população use a água com economia.”, completou o secretário.

O coordenador municipal de Defesa Civil, Adhemar Rodrigues Lírio, enfatizou que houve solicitação de retirada de algumas árvores, que com os fortes ventos, podem cair. “Estamos recebendo algumas ligações da população sobre este problema e vamos fazer vistorias nesses locais, para saber a real situação. Caso haja risco vamos emitir laudo para a derrubada dessas árvores”, falou Lírio.

Quem precisar de auxílio da Defesa Civil deve entrar em contato pelo telefone: 3523 7001.