O transporte coletivo do município de Porto União ainda não voltou com suas atividades devido ao decreto nº 525/2020, de 23 de março do Governo do Estado de Santa Catarina durante a pandemia da Covid-19 (novo Coronavírus). A Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) que Porto União é associada, está trabalhando para a liberação do transporte público, assim como a volta das aulas.
Segundo o prefeito Eliseu Mibach, em entrevista nessa segunda-feira, 18 de maio ao Jornal Colmeia, “nós estamos trabalhando incansavelmente para isso mas não depende dos prefeitos, pois se o prefeito ir contra um decreto do Governo do Estado o prefeito é multado, não é a prefeitura que é multada, é o prefeito que tem que acabar pagando a multa do bolso”, explica.
A Fecam e os municípios estão pressionando o Governador e, em Porto União, para o prefeito, “o transporte público é necessário, assim como que as aulas voltem, até porque nós não temos mais nenhum caso aqui em Porto União”, ressaltou. Entretanto, Mibach pede para que a população se cuide e tome todos as medidas de prevenção necessárias. No município, há 198 casos com alta, 34 monitorados, nenhum caso suspeito no momento, nove casos que tiveram o resultado negativo para Covid-19 e 25 execuções de testes rápidos que deram negativados.