Rádio Colmeia FM

Transporte de pacientes da Fusa, em 2013, supera 500 mil km e 18 mil viagens

Somadas as quilometragens dos 17 veículos que fazem o transporte de pacientes todos os dias, no mês de outubro, foram percorridos 54.228 km. A maioria dessas locomoções é de remoções, fisioterapias e hemodiálises que somam 1.928 atendimentos prestados pela Fundação Municipal de Saúde (Fusa) de União da Vitória neste mês. O acumulado do ano de 2013 é 516.464 km rodados e 18.137 viagens realizadas.

Conforme o relatório mensal, do setor de transportes da Fusa, foram contabilizadas 710 remoções, 494 fisioterapias, 364 hemodiálises e 360 locomoções do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), entre os dias 01 e 31 de outubro, totalizando 1928 deslocamentos. Ao longo deste ano (de janeiro a outubro) foram 6.729 remoções, 4.276 fisioterapias, 5.532 hemodiálises feitas e 3.600 transportes do CAPS realizados neste ano.

A diretora superintendente da Fusa, Margarete Olivo, observa que a quantidade de quilômetros rodados, para estes serviços, equivale a aproximadamente dez quilômetros por munícipe de União da Vitória. As remoções citadas fazem parte do trabalho executado pelo setor de saúde em auxílio aos cidadãos. No caso das hemodiálises, entre os objetivos do prefeito Pedro Ivo Ilkiv está o trabalho na área de prevenção, que visa ampliar o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e diminuir o sofrimento dos pacientes que necessitam desse serviço. “Muitas doenças podem evitadas e outras diagnosticadas e combatidas em estágio inicial”, aponta o prefeito.

Quanto às fisioterapias realizadas, Margarete salienta que, na sua maioria, são para recuperação de intervenções médicas e cirúrgicas. “Esses dados dão a exata noção do trabalho realizado diariamente em prol do morador de União da Vitória que carece do nosso atendimento na Fusa”, destaca a diretora. “O prefeito Pedro Ivo tem acompanhado esses relatórios e solicitado que possamos sempre ter o foco em melhorar cada um desses serviços prestados, buscando sempre maior comodidade aos nossos pacientes”, reforça. Ela lembra que essas informações são repassadas todos os meses aos vereadores do município para que os mesmos saibam sobre as ações do setor de saúde em União da Vitória.