Nesta semana a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Bituruna, esteve na comunidade do Agudo, na propriedade do senhor Ernesto Zembruski realizando uma palestra aos produtores de leite da comunidade, sobre a alimentação das vacas em lactação e higienização na ordenha.
O manejo pré-ordenha é o período entre a estimulação, e a colocação do conjunto de teteiras influenciam tanto a quantidade quanto a qualidade do leite produzido. Antes do início da ordenha é necessária a limpeza e higienização dos tetos (desinfecção e secagem) e teste da caneca de fundo preto para diagnóstico da mastite clínica. Esses procedimentos são importantes para otimizar o tempo de ordenha e a manutenção da saúde do úbere das vacas.
A correta desinfecção dos tetos diminui a população bacteriana na pele do teto, o que reduz a incidência de infecções intramamárias de origem ambiental em cerca de 50%. Além disso, a contagem bacteriana total (CBT) é elevada quando o úbere e os tetos são ordenhados, sem que sejam desinfetados de forma adequada.
Na reunião esteve presente o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Mario Vilmar Zampierom e o agrônomo Clair junto à equipe da Agricultura.