Rádio Colmeia FM

UBS do Santana Cruz Machado é inaugurado

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Prefeitura de Cruz Machado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nessa terça-feira, 22 de dezembro, no distrito de Santana, a inauguração da Unidade Básica de Saúde Ludovica Karaz. O novo local é amplo e moderno, oferecendo mais conforto aos pacientes e funcionários.

 
O evento contou com a presença do prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, vice-prefeito, Edison José Warken, secretária de Saúde, Halina Krajewska, chefe da 6ª Regional de Saúde, Henrique César Guzzoni, vereador e representante da Câmara Municipal, Lauro Maron, representantes dos deputados Assis do Couto e Hussein Bakri, vereadores, secretários municipais, familiares da Ludovica Karaz, funcionários da Saúde e a população em geral.

 
Para o prefeito de Cruz Machado, a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde é muito mais que a entrega de uma obra física, é também a entrega de serviços de qualidade a população do distrito de Santana e região. “Estamos oferecendo um novo espaço físico e amplo para todos os atendimentos importantes na área da saúde à nossa querida população, como a farmácia básica, atendimento médico e odontológico, entre outros”, acredita Szaykowski.

 
O recurso da UBS foi liberado pelo Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no valor de R$ 512.000,00. A Prefeitura de Cruz Machado também investiu mais de R$ 90 mil. Com a nova UBS a população do distrito de Santana e região contará com uma infraestrutura qualificada e adequada para os procedimentos na área da saúde. A UBS tem 361,51 metros quadrados.

 

Unidade Básica de Saúde:

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A construção da Unidade Básica de Saúde, no distrito de Santana, é uma grande conquista para Cruz Machado. A estrutura é composta por sala da recepção e espera, sala de vacinas, três consultórios, dois consultórios odontológicos, sala de curativos, dois consultório-acolhimento, sala de inalação, sala de estocagem de medicamentos, sala de atividades coletivas, sala de procedimento-coleta, sala de administração-gerência, sala de esterilização e guarda de material, sala de expurgo, almoxarifado, copa, depósito de resíduos, área coberta para atividades, cisternas, estacionamento coberto para veículos da UBS, área externa para embarque e desembarque para ambulância da UBS, lavanderia e sete banheiros.

 
As Unidades Básicas de Saúde são locais em que a população pode receber atendimentos básicos e gratuitos em clínica geral. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

 

Ludovica Karaz:

Foto: Arquivo Pessoal da Família

 

Ludovica Litka Karaz era filha de Francisco Litka e Wanda Kozcodai e nasceu em 21 de agosto de 1937, sendo a segunda filha do casal, que teve 10 filhos. Casou-se aos 19 anos com o senhor Tadeu Karaz. No seu casamento teve 11 filhos, sendo um em óbito recém-nascido. Criou seus 10 filhos, sete homens e três mulheres. Viveu uma vida harmoniosa dedicada à família e à sociedade. Sempre foi procurada pelos vizinhos para socorrer nas doenças, tornando-se assim uma protetora, sendo motivada e incentivada a fazer um curso de parteira com diplomação. Frequentou o curso de Aperfeiçoamento de Parteira Prática, em 1985, certificado pela Secretaria de Estado da Saúde e do Bem-Estar Social do Estado do Paraná.

 
A senhora atendeu muitas gestantes, auxiliando com muita segurança os partos pélvicos, inclusive partos gemelares. Trabalhou 38 anos em prol das famílias do distrito de Santana e regiões. Fez o primeiro parto como parteira em 1975, realizando aproximadamente dois mil partos ao longo de toda vida. Teve a grande alegria de realizar o parto do primeiro bisneto a cerca de 20 anos atrás. Efetuou o último parto no ano de 2006.

 
Quase todos os partos eram atendidos nas residências e Ludovica ficava com a família de dois a três dias, deixando a casa e filhos aos cuidados de seu esposo. Além do parto, ela ajudava a lavar as roupas, fazendo comida e cuidava do bebê depois de nascer. Em algumas residências não tinha onde dormir, então dormia sentada em uma cadeira ao lado do fogão. Nunca abandonou a família, mesmo em condições precárias em que algumas se encontravam. Não deixou de prestar seus serviços a ninguém quando foi solicitada. Atendeu muitos partos em sua casa, acolhendo a mãe e recém-nascido por três dias. Era procurada também por mulheres que não conseguiam engravidar e com seus remédios caseiros muitas conseguiam ter o filho, como também as mães a procuravam para fazer remédios caseiros para as crianças, como: xaropes, remédio para vermes e até massagens nas crianças e gestantes.

 
Mesmo depois da descoberta de um câncer ainda realizou alguns partos. Faleceu no dia 3 de janeiro 2011, aos 74 anos, deixando-nos um exemplo de voluntariado para a sociedade. Foi uma mulher forte, guerreira e batalhadora dedicando grande parte da vida ao trabalho em prol da comunidade. Por isso a justa homenagem de identificar a Unidade Básica de Saúde de Santana com o nome UBS Ludovica Karaz.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.