Rádio Colmeia FM

União da Vitória: 6ª Regional de Saúde divulga orientações de enfrentamento ao COVID-19

Imagem divulgação

Em decorrência das medidas de prevenção tomadas no Estado do Paraná, durante o período de surto do COVID-19 (novo Coronavírus), a 6ª Regional de Saúde de União da Vitória divulgou algumas recomendações nesta sexta-feira, 20.

As recomendações são referentes ao atendimento em Unidades de Saúde, atendimento odontológico, notificações de casos e sobre a seção de assistência farmacêutica. Nos casos do atendimento em Unidades de Saúde, a recomendação é manter o atendimento de pré-natal, puerpério e puericultura em horários diferentes dos atendimentos prestados às pessoas com condições agudas. Em relação a coleta do exame preventivo, será avaliado antes a possibilidade de reagendamento de acordo com a condição da paciente.

Já os atendimentos referentes à pacientes com Síndrome Gripal, febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta e ou dificuldade respiratória; crianças de dois anos, também com febre de início súbito e sintomas respiratórios como tosse, coriza e obstrução nasal; na ausência de outro diagnóstico devem permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias a contar a data de início dos sintomas. Os familiares que tiverem em contato com pacientes que apresentam a síndrome gripal também devem permanecer em isolamento domiciliar pelo mesmo número de dias. Se necessário os familiares poderão receber atestado médico, podendo fornecer o mesmo sem a presença do indivíduo no local da consulta.

Nos casos das mães que amamentam, a orientação é para que as mesmas continuem mesmo em caso de estarem infectadas, desde que estejam a vontade e em condições clínicas aceitáveis para fazê-lo. Caso contrário, recomenda-se que seu leite seja tirado e ofertado a criança. Já o atendimento odontológico será apenas realizado em pacientes com urgências ou emergências, diminuindo assim, a exposição de pessoas com possíveis pacientes sintomáticos do COVID-19.

Para a notificação de casos suspeitos da doença, é indispensável que seja feita imediatamente e obrigatoriamente para a secretaria municipal de Saúde e para a 6ª regional através do telefone: (41) 99117-3500.  Para os usuários que retiram medicamentos na farmácia da 6ª regional, fica confirmado que os mesmos poderão pegar seus remédios normalmente durante esse período com algumas recomendações.

Acompanhe na íntegra: RECOMENDAÇÃO ATUALIZADA 20.03.20