A Sanepar de União da Vitória recebeu reclamações de usuários relatando a coloração turva na água de suas residências. De acordo com o gerente regional da empresa, Bolivar Menoncin, no sábado houve um consumo muito elevado de água na cidade, o que acarretou na despressurização das redes.
Em alguns locais a despressurização seguida da repressurização acabou movimentando algumas incrustações da rede provocando a água suja. A orientação é que os usuários que tiverem esse problema chamem a equipe da Sanepar no 0800 200 0115, para que a empresa possa fazer a descarga da rede nesses pontos.
Bolivar aproveitou para reforçar a comunidade que a região tem passado por um período de estiagem há mais de um ano e que, embora não há falta de água, o rio está em um nível bem abaixo do normal. Isso acaba gerando desafios no abastecimento junto com o aumento das temperaturas na primavera e verão. “A gente pede para que a população tenha essa compreensão”, disse.
Ao longo dos meses quentes poderá acontecer periodicamente o desabastecimento de água nas casas, por conta do alto consumo que está ocorrendo agora, acarretando também os problemas de movimentação e torneiras com água turva.
O gerente regional pede para que a população faça o consumo consciente da água, para que não ocorra nos próximos meses o desabastecimento. “A água não economizada hoje pode acabar faltando ali na frente”, terminou.