Rádio Colmeia FM

União da Vitória decreta emergência. Iguaçu entra em fase de estabilização

 

Foto: Marciel Borges

A prefeitura de União da Vitória está com uma ampla equipe montada, monitora o rio Iguaçu e seus afluentes e retira as famílias que têm suas casas inundadas. Nas últimas oito horas, o nível do rio subiu apenas dois centímetros. Até a tarde desta segunda-feira 1°, 122 famílias haviam sido retiradas de suas casas, somando 285 pessoas desalojadas mais 87 desabrigadas. Ainda, outras 159 famílias estão em programas habitacionais, sendo que 118 foram realocadas sendo 50 para Conjunto Vila Coradin e 68 para o Conjunto Horts Walldraff I e mais 41 anteciparam a mudança para o Conjunto Guerino Massignan, no bairro Bom Jesus. Essa ação amenizou o problema da enchente.

O chefe de operações da Defesa Civil, Márcio César Roieck, garante que o setor está preparado para realizar os atendimentos necessários. O Aeroporto Municipal José Cleto se tornou a base dos serviços. Outro foco de ação tem sido as estradas, especialmente no interior. Márcio explica que as fortes chuvas danificaram drasticamente galerias e estradas rurais. “Nesta segunda-feira 1° as equipes do departamento de obras realizaram manutenção nas estradas do Rio Vermelho, Linha São João e São José, Colônia São Gabriel, Palmital do Meio e Linha Coruja”, conta o chefe de operações e secretário de Obras.

Sobre o decreto de situação de emergência, Márcio disse que ocorreu mais por questão de segurança e para cumprimento das questões legais. Além disso, ter acesso aos benefícios destinados para municípios que passam por transtornos e situações de risco. Contudo, a situação está sob controle e com cerca de 80 pessoas à disposição, composto por funcionários da prefeitura, terceirizados da Ecovale, Corpo de Bombeiros, soldados do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BEC Bld) de Porto União. A equipe conta com 12 caminhões, seis botes e demais equipamentos necessários para prestar socorro, assim que acionados.

 

Foto: Marciel Borges

Serviço:

 

Em caso de situação de emergência a equipe pode ser acionada pelos telefones 199, 3524.2069 3524.2031.