Na tarde de quarta-feira, 27 de setembro, na praça Alvir Riesemberg foi realizada pelos conselhos de União da Vitória uma roda de conversação em comemoração aos dias da Pessoa com Deficiência, Dia da Pessoa Surda e também o Dia da Pessoa Idosa.
O objetivo do encontro foi a conscientização para que haja maior visibilidade dos programas, serviços, e projetos desses conselhos, além de debates e também apresentações artísticas.
Lá estavam presentes representantes da APAE, APADAF, além de vereadores e também a Secretaria de Assistência Social e o prefeito do município.
Para a presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Arlete Rebeika, é importante mostrar que os conselhos são bem atuantes dando prestação de serviços e mostrando os direitos de todos eles. Segundo ela, essas pessoas hoje tem seus direitos violados financeiramente, sexualmente e de várias outras formas, e uma tarde com um bate papo agradável para sanar algumas dúvidas é de extrema relevância. Para Lia Mara Aparecida Silva que é presidente do Conselho da Pessoa Idosa, e assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social ontem foi plantado uma semente muito importante que será germinada para que nos próximos anos esse evento possa ser cada vez maior.
A secretária de Assistência Social Ana Cláudia Roveda enfatiza que esses debates são importantes para buscar melhorias necessárias porque todos conseguem expor suas necessidades. “Quanto mais envolvermos a sociedade nesses assuntos é importante porque nem tudo é responsabilidade só do órgão público, a sociedade tem que estar envolvida porque o município é nosso, nós temos que cuidar dele, e nós estamos aqui pra contribuir e ajudar, mas precisamos do apoio e da colaboração de todos sempre”, ressalta.
Fotos: Comunicação Prefeitura de União da Vitória