Ícone do site Rádio Colmeia FM

União da Vitória recebe Encontro do Núcleo de Cooperação Socioambiental Sul/Serra da Esperança na Unespar

Fotos: Marcel Maltauro/Rádio Colmeia

A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec realizam nessa quinta-feira, 13, até às 17h, o Encontro do Núcleo de Cooperação Socioambiental Sul/Serra da Esperança no Campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que é apoiadora do evento.

O Campus de União da Vitória da Unespar também está representado no Núcleo por sua Comissão Permanente de Gestão e Educação Ambiental, que é composta pela professora Dra. Adriana Maria de Grandi, do Colegiado de Ciências Biológicas, e pelo agente universitário Dr. Tiago Vinícius Silva Athayde, geógrafo e responsável pela Seção de Almoxarifado.

Esse encontro também acontece simultaneamente em Laranjeiras do Sul.

A criação desses núcleos é uma ação da Itaipu para atender os 399 municípios do Paraná. Os núcleos tem o papel de debater as ações que serão implementadas nos territórios em parceria com a Itaipu.

É uma ação conjunta que conta com a sociedade covil, instituições de ensino e o executivo municipal e legislativos. União da Vitória faz parte do núcleo Serra da Esperança que conta com as cidades de Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e Antônio Olinto.

Núcleos de Cooperação Socioambiental: uma rede pela sustentabilidade.

Está sendo estruturada uma rede de 20 núcleos para conectar representantes de municípios, instituições, organizações e comunidades. São espaços de diálogo e aprendizagem, em que todos e todas trabalham juntos para encontrar soluções diante dos desafios socioambientais, promovendo a participação e a construção de um futuro mais sustentável.

De acordo com Arielto Alves Coordenador Itaipu dos núcleos da região, já foram realizados dois encontros no território, aprofundando assim algumas problemáticas.

Arielto Alves Coordenador Itaipu dos núcleos da região

Na área ambiental as questões do desmatamento e agrotóxicos. Na área social o desemprego e o acesso à terra. E na área econômica a diversidade de matriz econômica e geração de renda sustentável. “Os integrantes do núcleo apontaram que nesta região, são esses seis problemas que mais a afetam”, colocou Alves.

No encontro dessa quinta-feira foi aprofundado quais ações poderiam ser realizadas no território, sendo uma ação em conjunto com os municípios, sociedade e ITAIPU.

Sobre os Núcleos

Os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental foram constituídos em 2024, a partir do programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa está alinhada às estratégias do Governo Federal para o meio ambiente e a transformação social. A estratégia abrange os 399 municípios do Paraná e 35 do Sul do Mato Grosso do Sul, área de atuação prioritária da usina.

Eles constituem um espaço de escuta ativa, formativos e educacionais, baseados na metodologia da governança participativa. A ideia é que as instituições parceiras se mobilizem coletivamente para melhorar a qualidade de vida e promover um futuro sustentável para as comunidades.

Sair da versão mobile