Rádio Colmeia FM

União da Vitória retoma atividades do Núcleo de Prevenção de Violência e Promoção da Paz

Fotos: Divulgação

Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 03, no Auditório da Estação União uma reunião do Núcleo de Prevenção de Violência e Promoção da Paz de União da Vitória. Participaram do encontro as secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cejusc e instituições de ensino e da saúde de todo o município.

Durante a abertura da reunião, o Secretário da Saúde, Fernando Ferencz, falou sobre a importância da retomada do núcleo e que todas as entidades envolvidas precisam estar alinhadas com o objetivo comum de acolher todas as vítimas da violência, “muitas vezes a pessoa que sofre a violência ela não denuncia e não fala, porque acaba sendo difícil para ela ter que ficar repetindo a sua história, e também precisamos entender a violência para saber como preveni-la”, afirmou Ferencz.

Foi apresentado durante a reunião, um levantamento dos dados sobre a violência, baseados nas fichas de notificação de violência que chegaram até a secretaria da saúde, entre os anos de 2016 e 2020.

Os dados apresentados apontam que foram realizadas 493 notificações de violência nos últimos 4 anos, entre elas violência doméstica, contra ao idoso, e contra a própria vida, sendo que a maior ocorrência foi de tentativa de suicídio com 292 notificações, e 34 suicídios.  Os casos de violência sexual notificados foram 19 e contra o idoso foram feitas 28 notificações.

“Nós sabemos que esses dados não traduzem a nossa realidade, pois são apenas os que chegaram a ser notificados”, afirmou a coordenadora da reunião, Aline Bonete, que ressaltou a importância da discussão que está acontecendo, a fim de traçar o perfil real da violência e oferecer apoio e acolhida para a pessoa que muitas vezes não denuncia por não ter esse suporte.

Após a apresentação dos dados foi feito um debate entre os presentes, e no final da reunião ficou definido que cada instituição ou entidade irá encaminhar até o dia 15 de dezembro os trabalhos que já realizam sobre o assunto e quais são as dificuldades para ser montado um documento que será compartilhado com todos os integrantes do Núcleo, afim de manter e definir novas ações para diminuir e prevenir os casos de violência em União da Vitória.