Ícone do site Rádio Colmeia FM

União da Vitória tem sete internamentos leves por Covid-19 na enfermaria e um paciente na UTI

Foto Ilustrativa: Divulgação SESA

Os casos ativos de Covid-19 tem aumentado significativamente em União da Vitória. No hospital APMI há sete pacientes internados na enfermaria, com sintomas leves, e no hospital Regional há um paciente internado na UTI. Não há mais leitos exclusivos da Covid-19 para os pacientes com agravo da doença, sendo os mesmos colocados na central de leitos e podendo ser encaminhados para fora do município.

Com isso, a administração pública junto da área da Saúde pedem que a população se vacine corretamente, com as duas doses e dose de reforço da vacina para não haver casos graves que precisem de internamento, como em março do ano passado.

De acordo com a diretora geral da Saúde, Andrea Duarte, a cobertura vacinal da população de União da Vitória com a primeira dose é de quase 95% e entorno de 73% com a segunda dose. A dose de reforço deve ser feita a partir do 4º mês da última dose. “Em relação a vacinação adulta a gente tá muito satisfeito com o resultado e a gente acredita que a conscientização da população colaborou muito”, disse.

O aumento significativo dos casos da doença, que são a grande maioria casos leves, ressalta mais uma vez o poder da vacinação. No município todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), comportam salas de vacina bem estruturadas e, por isso, foi decidido que cada UBS vacinasse sua região pertencente para não haver aglomeração, tenso assim também um controle da vacinação efetivo.

Na região da 6ª Regional de Saúde, União da Vitória sempre esteve à frente no quesito de aplicação das doses. Para Andrea, é esperado que que a população continue se vacinando e a expectativa cresce em relação a vacinação infantil.

O município tem 5.496 crianças de 5 a 11 anos para serem vacinadas. Nessa segunda-feira, 17, foram recebidas apenas 300 doses, inicialmente, em que cada frasco contêm 10 doses. “É importante frisar que quando se abre um frasco é necessário que haja o número de crianças para serem aplicadas essas doses pra gente não perder”, afirmou.

Acompanhe o áudio da diretora geral da Saúde, Andrea Duarte:

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2022/01/ANDREA-DUARTE-DIRETORA-GERAL-SAUDE.mp3

Nesta primeira fase apenas crianças com comorbidades e deficiência permanente estão sendo vacinadas. As demais podem verificar agendamento nas Unidades.

Em relação a preocupação dos pais com reações do imunizante, Andrea frisa que a vacina foi muito bem elaborada e é compatível com a condição clínica da criança. “Com certeza a cepa ela é mais diluída, a reação pode ter como toda vacina, de pessoa pra pessoa, mas a gente tem percebido que ela vai só trazer mais benefício do que prejuízo”, finalizou.

O prefeito Bachir Abbas fez um apelo para que a população continue se vacinando. “Faça uso de máscara, faça uso de álcool em gel e principalmente vão as nossas UBS’s se vacinar”, pontuou. 6ª Regional de Saúde em União da Vitória recebeu nessa terça-feira, 18, segundo dados da Secretaria do Estado da Saúde (SESA) o quantitativo de 9.282 doses de vacina.

Acompanhe o áudio do prefeito Bachir Abbas

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2022/01/BACHIR-ABBAS-APELO-VACINACAO.mp3
Sair da versão mobile