Rádio Colmeia FM

União da Vitória trabalha na implantação do “Programa Família Acolhedora”

 

O município de União de Vitória está implantando o “Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora”, criado por lei municipal de 21 de maio de 2012.

De acordo com a secretária municipal de Ação Social, Mônica Andrea Barcelos do Amaral, o serviço destina-se ao acolhimento temporário de crianças e adolescentes, afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, em função de abandono, ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se, temporariamente, impossibilitados de cumprirem suas funções de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio familiar ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta.

Mônica explica que, essa é uma alternativa ao acolhimento em “Abrigo” ou “Casa Lar”, possibilitando que as crianças e adolescentes acolhidos, usufruam de melhor convivência familiar e comunitária. “As famílias acolhedoras, durante o tempo em que mantiverem criança ou adolescente a seus cuidados, receberão acompanhamento da equipe técnica do Serviço de Acolhimento”, ressalta a secretária.

Os interessados em prestar este serviço, de alta relevância social, devem comparecer na Secretaria Municipal de Ação Social, às sextas feiras, das 12 às 18 horas.