Rádio Colmeia FM

União da Vitória tem o maior projeto de batata orgânica do País

 

Foto: Divulgação

A Emater, em parceria com a Secretaria de Agricultura, promoveu ‘Dia de Campo na Cidade’, nesta quarta-feira, 18, para demonstrar ao público urbano o trabalho desenvolvido no ramo de orgânicos. O projeto pioneiro, desenvolvido em parceria com a Embrapa/Canoinhas, fez o repasse de cerca de duas toneladas de sementes de batata orgânica certificada para um grupo de aproximadamente 60 agricultores. Em 2014 serão feitos testes com mandioca e mandioquinha salsa (batata salsa), também orgânicas, no terceiro ano dessa parceria. O consumidor poderá adquirir, posteriormente, a produção nas feiras livres.

O vice-prefeito de União da Vitória, professor Jair Brugnago, representou o prefeito Pedro Ivo Ilkiv na atividade e enalteceu o trabalho feito em parceira entre o Governo Federal (Embrapa), Estado (Emater) e município (Secretaria de Agricultura). União da Vitória ascende ao estatus de possuir o maior programa de batatas orgânicas do Brasil, com o repasse das sementes. Jair mencionou que a administração, por meio do prefeito Pedro Ivo, projeta três eixos principais como políticas públicas concisas para o meio rural: produção de horticulturas, piscicultura e produção de leite. Ele também agradeceu à família Baur, onde foram desenvolvidas as experimentações com a batata orgânica, adaptada a região, e salientou os novos experimentos com mandioca e batata salva que serão realizados na propriedade de Laurindo Wisniewski e Valdecir Baur.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater, José Eustáquio Pereira, o projeto de batata orgânica é pioneiro. “É o maior do País no setor”, acrescentou. A expectativa é comercializar os produtos via merenda escolar e os excedentes nas feiras livres. Eustáquio referendou o apoio de Valdecir Baur e família, em ceder a propriedade para experimentos há dois anos. “Fazemos sempre o teste das variedades para saber se dá certo. E, graças a Deus deu certo”, salientou. Segundo ele, a proposta tem relação direta com produtores e técnicos de outros municípios da região que se utilizam desse aprendizado.

Sobre o evento na rua, o agrônomo disse que a ideia foi de fazer uma demonstração pública e chamar atenção para o trabalho realizado com orgânicos e prometeu novas demonstrações para o futuro. Ainda, Eustáquio falou sobre o pequeno quadro funcional da Emater que, na atual gestão municipal, tem sido fortalecido pelo suporte fornecido aos produtores, por meio do trabalho técnico do mestre em agroecologia, José Xavier de Carvalho, e da agrônoma Niléia Mattiola.