Rádio Colmeia FM

Unidade Prisional de Porto União realiza formatura de internos

Foto: Divulgação

A movimentação foi grande no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), núcleo de Porto União, na manhã de terça-feira, 17. O motivo foi a formatura de 18 internos da Unidade Prisional de Porto União no curso de operador de computador, por meio do programa Pronatec. O prefeito Anízio de Souza participou da cerimônia, auxiliando na entrega dos certificados aos formandos.

O curso teve a duração de 175 horas, aproximadamente três meses de grande dedicação de todos. As aulas aconteceram na própria unidade prisional, sendo ministrada com todos os equipamentos necessários para o aprendizado de cada aluno.

O coordenador do curso no Senac, Samuel Graeff, parabenizou todos os alunos, em nome dos demais professores, que superaram esse desafio. “Para nós era algo novo, pois o Senac passou a trabalhar há pouco tempo nesse regime, dentro de unidades prisionais, mas temos a alegria de dizer que foi uma das melhores turmas que tivemos, levando em conta a dedicação e o comprometimento de todos durante as aulas”, afirma.

Para o supervisor da unidade prisional, Victor Ribeiro, ações como essa fazem parte de um novo conceito nacional da justiça a fim de mudar a forma que o sistema prisional é visto. “O sistema prisional está mudando todo o seu conceito, por isso esse é um momento único para toda a sociedade e não só da unidade prisional”, enfatiza Ribeiro. A equipe da Unidade Prisional destaca que essa é uma oportunidade para cada um, que após cumprirem suas penas já terão um curso em seu currículo para atuar no mercado de trabalho.

A representante da direção do núcleo do Senac, coordenador Vilsiane Fleith, falou sobre o empenho de cada professor em estar realizando o curso na unidade. “Essa foi a nossa primeira turma em parceria com o Ministério da Justiça é a segunda turma em Santa Catarina, nesse sistema prisional”, diz.

Foto: Divulgação

O prefeito Anízio de Souza fez questão de estar presente. Desmarcou uma viagem a capital catarinense para prestigiar esse momento. “Quero parabenizar a todos vocês por terem abraçado essa oportunidade de adquirir conhecimento”, disse. Ele ainda solicitou a eles que tenham orgulho dessa formatura. “Quando vocês entraram reparei que estavam de cabeça baixa. Peço para que todos, quando saírem, saiam de cabeça erguida, pois isso é uma maneira de vocês mostrarem a sociedade de que estão aceitando essa oportunidade”, desejou.

Para o próximo ano outras ações farão parte das atividades realizadas em parceria com a Unidade Prisional e outras instituições parceiras como está sendo com o Senac.

Para o deslocamento dos internos até o prédio do Senac os agentes penitenciários locais e de Mafra, contaram também com o apoio da Polícia Militar de Porto União, que na ocasião foi representada pelo 3º sargento José Genésio Cavalheiro.

O presidente do Conselho da Comunidade, Alceu Passos, também acompanhou a formatura.