Rádio Colmeia FM

Unidade de Saúde do São Sebastião reúne moradores para instruções do Hiperdia

A comunidade recebeu, na sede Associação da Associação Comunitária nesta quinta-feira, 26, o segundo evento do Hiperdia, gerenciado pela Fundação Municipal de Saúde (Fusa) de União da Vitória, no município. O intuito principal é orientar sobre procedimentos para a obtenção de qualidade de vida e bem estar, em especial, aos hipertensos e diabéticos.

A enfermeira da Unidade e organizadora das atividades no São Sebastião, Beatriz Aparecida Moy, disse que nesse segundo encontro dois assuntos principais foram tratados: alimentação correta e saudável e teatro de fantoches sobre prevenção de quedas. O público foi, majoritariamente, formado por idosos que puderam, ainda, conferir receitas e receber medicamentos, aferir a pressão arterial e fazer o teste de glicemia, para ver a taxa de glicose no sangue. Esses dados são minuciosamente anotados para acompanhamento periódico da unidade.

Antes da realização da atividade, marcada para ocorrer nas últimas quintas-feiras de cada mês, os Agentes Comunitários da Unidade convidam os moradores, com foco para pessoas hipertensas e diabéticas, para participarem do Hiperdia. Num paralelo entre o primeiro e o segundo encontro, Beatriz disse que superou a expectativa e cerca de 40 pessoas marcaram presença. A enfermeira exaltou o trabalho da nutricionista da Fusa, Valdeci Regina Alliot da Costa, que repassou dados e dicas de alimentação que proporcionem equilíbrio.

Beatriz também enalteceu o teatro de fantoches que, de forma divertida, focou as adequações que cada idoso pode fazer em sua residência para evitar quedas. O chinelo liso, pequenos tapetes espalhados pelos cômodos e disposição de alimentos em locais altos, que necessitam de uma cadeira para pegar, precisam ser evitados. O diretor da Fusa, Claudio Ferreira (Índio) participou do evento.