Rádio Colmeia FM

Vacinação contra a gripe atinge mais de 57% em Porto União

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto União comemora os ótimos resultados na vacinação contra a gripe.

Foto: Divulgação

A Campanha de Vacinação contra a Influenza iniciada na segunda-feira, 25, já atingiu mais da metade da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Até esta segunda-feira, 02, foram vacinados 57,64% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários de vacinação.

Sábado, 30, aconteceu o Dia D de vacinação em todos os postos de saúde do município, que ficaram abertos durante o dia para receber a população em busca da vacina. Os grupos prioritários são idosos (com 60 anos ou mais); crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas. A vacina previne contra três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e B.

O grupo que mais vacinado foi o de idosos e trabalhadores da saúde, e o secretário de Saúde, Rogério Stasiak alerta para que as pessoas integrantes dos grupos procurem os postos de saúde para se vacinar. “As pessoas que fazem parte dos grupos devem procurar os postos e tomar a vacina, pois é uma proteção contra diversos tipos de influenzas” alerta Stasiak.

Porto União, dentro da 26ª Regional de Saúde, está em primeiro lugar no índice de vacinação até o momento. De acordo com o Secretário isso se deve a grande divulgação da campanha e o trabalho da equipe da secretaria que estão orientando a população para a importância da imunização.

“Em cinco dias de vacinação conseguimos alcançar mais da metade da meta, isso demonstra que com certeza iremos alcançar a meta de 100% até o final da Campanha. Quero reforçar aqui para que as pessoas se conscientizem da importância da vacinação e quem está dentro do grupo prioridade procure o posto de saúde mais próximo de sua casa e tome a vacina”, completa o Secretário. A campanha de vacinação acontece até o dia 20 de maio em todo o País.

 

% de vacinados em Porto União

 

Crianças – 43,09%

Gestantes – 31,90%

Idosos – 61,09%

Indígenas – 83,33%

Puérperas – 55.56%

Trab. da Saúde – 83,17%

 

Total: 57,64%

 

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.