Rádio Colmeia FM

Vacinação contra a paralisia infantil atinge objetivo nas cidades gêmeas

 

Foto: Marciel Borges

 

União da Vitória:

 

A Fundação Municipal de Saúde (Fusa) de União da Vitória, mobilizou no último sábado, 8, seus profissionais para realizar o dia “ D “ da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.

Segundo a coordenadora das unidades de saúde, a enfermeira Ester Muller, foram vacinadas 2.561 crianças entre seis meses e menores de cinco anos. “Isto representa 73,59% do total de 3.480 crianças que precisam receber as doses até o dia 21 de junho, quando acaba a campanha”, ressalta.

De acordo com a enfermeira, a campanha de vacinação tem como objetivo garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro, com a manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais contra a poliomielite, tanto nas ações de rotina, como nas campanhas de vacinação e a adequada vigilância da Paralisia Flácida Aguda (PFA).

 

Porto União:

 

Na cidade de Porto União o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite paralisia infantil. Crianças de seis meses a menos de cinco anos, foram vacinadas.  A meta é imunizar 95% desse público-alvo até o término da campanha, no dia 21 de junho.

 

A vacina:

 

A vacina protege contra os três sorotipos da poliomielite – I, II e III. Desde 2012, o Ministério da Saúde preconiza que o esquema vacinal contra pólio deve ser sequencial, utilizando-se os tipos de vacina oral e injetável (VIP/VOP) com três doses e um reforço para crianças menores de 1 ano de idade que estiverem iniciando o esquema vacinal.

A vacina injetável (VIP) deve ser administrada aos 2 meses (1ª dose) e aos 4 meses (2ª dose). A criança deve tomar a vacina oral (VOP) aos 6 meses (3ª dose) e depois aos 15 meses de idade (reforço). A preferência para administração da vacina injetável (VIP) aos 2 e 4 meses de idade tem a finalidade de evitar o risco, que é raríssimo, de evento adverso pós-vacinação. O Secretário de Saúde, Jair Giraldi, destacou a participação em massa no Dia D da vacinação, “É importante enaltecer os pais que levaram as crianças para vacinar, isso mostra o amor e a responsabilidade dos seus pais com seus filhos. Conseguimos em um dia atingir mais de 70% das crianças. A meta que o Ministério da Saúde nos repassou é de vacinar 95% das crianças, mas queremos atingir os 100% nesses 11 dias restantes da vacinação”, revelou Giraldi.

 

Veja os dados da Vacinação:

 

TOTAL GERAL: 1.602 =(72,13%)

6 MESES A = 1 ANO:194 = (75,49%)

1 ANO: 305 = (59,45%)

2 ANOS:352 = (74,11%)

3 anos : 349 = ( 74,89%)

4 anos :402 = ( 78,82%)