Ícone do site Rádio Colmeia FM

Vara da Família e CEJUSC participam da XV Semana Nacional da Conciliação

Divulgação

Em curso durante esta semana, o Poder Judiciário está dedicado à resolução consensual de processos por meio da conciliação. “Conciliação: menos conflito, mais resultado”, é o conceito da edição deste ano que ressalta a autocomposição “pode gerar acordos que priorizam as condições das partes, reduzindo desgastes emocionais e financeiros”. No CEJUSC e Vara da Família a condução destes trabalhos é virtual e contínuo, com acesso por redes sociais e e-mail.

“A mediação/conciliação está sendo realizada pelos canais de atendimento do próprio CEJUSC, que faz o primeiro contato e a necessidade da parte. Sendo possível incluir em pauta de audiência por videoconferência, a parte é avaliada pela assistência social acerca da sua situação socioeconômica e, sendo favorável quanto à hipossuficiência, agendamos a audiência com nomeações de advogados que acompanham sem qualquer custo para as partes”, explica a coordenadora Valcira Ferri.

Além disso, de acordo com Valcira, os interessados podem acessar também o site do Tribunal de Justiça: www.tjpr.jus.br/semanadaconciliacao, e mesmo após esta campanha (semana – 30/11 e 04/12) buscar mais detalhes sobre o assunto e funcionamento do serviço. Independentemente das datas, o serviço segue virtualmente em União da Vitória, visando solução rápida, por meio de um mediador e com possibilidade de assistência gratuita de advogado nomeado.

Divulgação

Realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desde 2006, a campanha mobiliza todo o Poder Judiciário em mutirões de conciliação que envolvem os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais. Neste ano em regime virtual e tendo como foco acordos em diversas áreas, o cadastro pode ser feito durante a semana ou após.

“Nós temos um formato ampliado de atendimento e recebimento das demandas”, explica o juiz Carlos Mattioli que coordena o CEJUSC e responde pela Vara da Família. Conforme o magistrado, basta procurar as redes virtuais de contato, via Facebook ou Instagram. Também e-mail ou até as redes sociais dele próprio.

Ao receber a demanda, a equipe do CEJUSC faz a triagem e auxilia com indicação de advogado para quem não pode pagar, ou então o interessado pode apresentar o representante. Tendo um mediador para atuar entre as partes e, segundo o juiz, com atendimento rápido. “Alguns dias adiante já ocorrerá a audiência virtual”, acrescenta. “Só nos procurar, nas nossas redes sociais, deixando este primeiro contato, que será conduzido todo o processo na busca de uma rápida e satisfatória conciliação”, completa Carlos Mattioli.

Serviço: Contato para dúvidas e atendimento:

Facebook: CEJUSC – União da Vitória

Facebook: Vara da Infância e Juventude, Família e Anexos de União da Vitória

Instagram: @rededeajudacejusc

Email: rededeajudacejusc@gmail.com

GABINETE MAGISTRADO

Juiz CARLOS EDUARDO MATTIOLI KOCKANNY

Instagram e Facebook Carlos Mattioli

E-MAIL carlosmattioli@hotmail.com

Sair da versão mobile