Rádio Colmeia FM

Venda de livros é realizada para dar continuidade a aulas de música de crianças e adolescentes do Vale do Iguaçu

Imagens: Rádio Colmeia

A música está presente na vida de todas as pessoas, nos momentos bons e ruins. Quem nunca pensou em aprender a tocar instrumentos musicais ou a cantar, não é mesmo? Mas para algumas pessoas, essa possibilidade fica um tanto quanto longe, por conta das condições financeiras. Há 12 anos, o professor de música, Joni Gleich, iniciou um projeto para ministrar aulas a crianças e adolescentes de baixa renda do Vale do Iguaçu.

O professor lembra que o primeiro trabalho realizado nesta frente, foi no bairro São Bernardo do Campo, em Porto União, na capela Francisco de Assis. Antes da pandemia da Covid-19, o projeto acontecia nos espaços gratuitos cedidos pela população, como os centros comunitários dos bairros e salões de festa das igrejas.

Agora em meio a pandemia as aulas presenciais não acontecem mais. Os alunos praticam as atividades por meio de apostilas de apoio e podem tirar dúvidas via WhatsApp. O problema é que nem todos esses alunos tem acesso a um celular com internet para entrar em contato com o professor. Nesta situação a apostila de apoio é o material mais importante que chega as crianças e adolescentes, para que os mesmos não desistam das aulas. “Para muitos a música entra como um complemento cultural, trabalha a socialização do aluno, para alguns, a gente vê como uma coisa fundamental”, diz Gleich.

Para essas apostilas poderem ser confeccionadas e chegarem aos alunos, Gleich conta que, a venda de livros, do professor e mestre Paulo Sergio Meira Rocha, intitulado “Gestão em áreas de risco de enchente: um estudo de caso para União da Vitória”, está sendo realizada. Gleich ressalta que o projeto sempre está promovendo a venda de algum produto para dar continuidade às aulas.

O valor do livro é de R$18 mas as pessoas podem contribuir com mais valores na hora da compra, se assim preferirem. “O material de apoio vem como um elemento indispensável para que o aluno possa continuar”, pontua. Todo o valor arrecadado pela venda dos livros é revertido para a confecção das apostilas e também para dar estrutura ao trabalho na compra de cordas para violão, por exemplo. “É um trabalho humilde mas eu acredito que ele alcance um objetivo fundamental para aquilo que se propõem”, finaliza o professor.

Crianças, a partir dos nove anos, e adolescentes interessados em iniciar as aulas, que continuam de maneira remota, podem entrar em contato com o professor por meio do número, que também é WhatsApp, (42) 9 8413 2907. Aos interessados na compra de livros, o número para contato é o mesmo. Os livros são entregues pelo professor Gleich caso a pessoa não possa buscar.